A atividade turística na Bahia obteve significativos avanços em 2007 mesmo tendo enfrentado fatores desfavoráveis como a crise aérea da viação nacional, antecedida pela quebra da Varig, greves de controladores e problemas nos aeroportos, além da queda do dólar, que desestimula a vinda de turistas estrangeiros. A análise é do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, que ressalta a implantação de uma série de ações voltadas para a mobilização do setor turístico nas decisões promocionais e políticas do turismo na Bahia.

Neste sentido, destacam-se a integração ao conselho de administração da Bahiatursa de representantes do setor turístico, o fortalecimento institucional da gestão descentralizada do turismo, a ampla participação das entidades culturais e religiosas na definição do Programa de Turismo Étnico, a participação das entidades culturais e carnavalescas na definição dos critérios para a aplicação dos recursos públicos no Carnaval de 2008, além da ampliação do acesso à captação dos recursos públicos, passando de 63 para 147 entidades carnavalescas.

A participação direta do governador Jaques Wagner em ações de promoção turística, a atração de investimentos e vôos internacionais no Brasil e no exterior, além da captação de recursos federais, via Ministério do Turismo, no valor de R$ 6,8 milhões em 2007, e de outros R$ 2,7 milhões, via Emendas Parlamentares, totalizando R$ 9,5 milhões foram determinantes para garantir um bom desempenho das atividades da Setur em prol do turismo baiano.

Turismo Internacional

Várias ações foram executadas e resultaram, de imediato, na ampliação de vôos charters internacionais e na captação de 12 novos regulares internacionais. Outras importantes iniciativas foram o início da retomada do mercado da Argentina; a implantação do novo vôo internacional regular Paris-Salvador, com campanha publicitária desenvolvida em Paris – com outdoors instalados nas estações do Metrô – do destino Bahia.

Também foi importante a participação e promoção da Bahia nas feiras internacionais de turismo; e a divulgação dos atrativos turísticos do Estado durante a turnê artística e promocional feita pelo grupo Olodum na Europa, com a campanha intitulada "Bahia: A terra do Olodum", atingindo um público de cerca de 55 mil pessoas.

Novos hotéis

Outra importante conquista para o setor foi a captação de cerca de US$ 1,135 bilhão de investimentos privados, ampliando a previsão de investimentos na Bahia de US$ 2,2 bilhões para mais de US$ 3,3 bilhões até 2017. Destacam-se dentre esses novos investimentos a Ilha de Cajaíba (US$ 650 milhões); Canavieiras Resort Superclubs (US$ 30 milhões); Itacaré, Projetos Rio de Contas e Itacaré Beach (US$ 55 milhões); Península de Maraú (US$ 17,5 milhões); Hotel Gran Meliá, em Guarajuba (US$ 100,0 milhões); Bahia dos Coqueiros, em Jacuípe (US$ 220 milhões); e Catussaba Inn, em Salvador (US$ 25 milhões).

Há ainda uma negociação do Grupo Imocon com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para implantação do primeiro empreendimento da rede Hilton na Bahia, um hotel de cinco estrelas a ser implantado em Salvador, com investimento previsto de US$ 25 milhões. Na área de investimentos públicos vale destacar a ampliação e rapidez na liberação de recursos do Prodetur, que passaram de R$ 18,7 milhões em 2006 para R$ 37,7 milhões, em 2007.

Turismo Náutico

A Baía de Todos os Santos (BTS) também faz parte das prioridades do Governo do Estado como carro-chefe para o desenvolvimento do turismo náutico. Foram realizados os exames dos inventários, dos projetos já formulados e dos planos diretores dos municípios que integram a BTS. O primeiro Seminário Técnico-Empresarial sobre Oportunidades de Negócios Turísticos na Baía de Todos os Santos e Recôncavo, com a participação de 140 representantes dos setores público e privado resultou na elaboração do Manual do Investidor do Setor Turístico e na captação de recursos do Ministério do Turismo, para elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Náutico na BTS.

Qualificação profissional

Na área de qualificação, a implantação do Serviço de Informação de Mão-de-Obra Turística (Simtur) e do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho, contribuem para suprir uma carência histórica na qualidade dos serviços prestados aos visitantes. O Simtur prevê o atendimento de 400 pessoas por dia, além da qualificação mensal de 300 trabalhadores e 50 empregadores do setor do turismo. Nessa primeira etapa foram investidos R$ 1,2 milhão. A previsão para 2008 é a destinação de R$ 1,8 milhão para os cursos e treinamentos.

O SAT é um novo conceito de atendimento ao turista, concentrando em um só local a prestação dos serviços mais demandados pelo visitante. Funcionam ali um bureau de serviços, a venda de passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, ingressos para shows e outros eventos. A intenção é ampliar ao máximo o grau de satisfação e motivação do turista, oferecendo-lhe uma prestação de serviço de excelência.

Além de informações sobre hospedagem e atrações turísticas, o SAT promoverá a culinária, a música, o artesanato e a cultura baiana "Precisamos ampliar o tempo de permanência do turista garantindo o seu retorno e para isso nada melhor do que oferecer serviços de qualidade", afirma Leonelli.

Outro destaque foi a assinatura entre o Ministério do Turismo e o Governo do Estado de um convênio no valor de R$ 2,140 milhões para o primeiro Centro de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo na Bahia, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Complexo de Sauípe e o Instituto de Hospitalidade. Os recursos serão aplicados até outubro de 2008 e do total já foram liberados R$ 800 mil, em 2007.
Nos primeiros dez meses de 2007, foram registradas 244 participações nos cursos de qualificação profissional e empresarial na Costa do Descobrimento ante 120 participações anuais, em média, entre 2003 e 2006.

Rally dos Sertões

O governo do Estado, através da Setur e Bahiatursa, também apoiou a interiorização do turismo, com a realização do Rally dos Sertões, o segundo maior do mundo logo após o Paris-Dakar, promovendo o turismo nas regiões dos municípios de Barra, Lençóis e Senhor do Bonfim. Outras ações foram o patrocínio do Campeonato Internacional de Surf em Itacaré; fortalecimento e promoção da Festa da Boa Morte em Cachoeira; patrocínio do Festival de Lençóis; apoio às festas de São João; apoio do Festival de Música e Dança de Porto Seguro; apoio à associação de regiões baianas a novos produtos turísticos; apoio ao Festival de Inverno de Vitória da Conquista; apoio ao fortalecimento do turismo de aventura no município de Paulo Afonso. Além disso, foi decidida a reformatação do modelo administrativo dos Centros de Convenções de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, que dará maior eficiência e economia de custos operacionais. 

Retomada de vôos

Outras conquistas foram a inclusão de recursos do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal destinados ao saneamento da Baía de Todos os Santos e às obras do novo Aeroporto Internacional de Ilhéus; e a atuação junto à Infraero para a recuperação dos 180 metros de pista do Aeroporto de Ilhéus, o que permitiu o retorno de vôos com aviões A-320.

Uma grande mobilização liderada pelo secretário Leonelli resultou na vitoriosa mobilização das classes política e empresarial baiana para alterar a decisão do Ministério da Defesa, que impôs o limite de 1.000 km para os vôos a partir de Congonhas. O aumento desse limite para 1.500 km permitiu o retorno de 29 vôos regulares aos aeroportos de Porto Seguro, Ilhéus e Salvador.

Turismo Étnico Afro

Lançado em agosto, o Programa Turismo Étnico Afro, vem realizando palestras e discussões em faculdades e instituições não-governamentais, além de encontros com representação institucional em eventos locais e internacionais relacionados ao tema. A exemplo da viagem para Atlanta e Philadelfia, nos Estados Unidos (EUA), onde Leonelli – acompanhado do superintendente de Serviços Turísticos, Celso Zállio e o do coordenador de Turismo Étnico Afro, Billy Arquimimo -, cumpriu uma agenda cheia de contatos visando a captação de vôos regulares dos EUA para Salvador.

A Setur conseguiu captar R$ 1,2 milhão, junto ao Ministério do Turismo, para ações nesta área. A intenção é desenvolver o turismo étnico como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e ingressos de divisas, além de contribuir para a inclusão social.