A Bahia recebeu ontem (10), por volta das 23h, o primeiro grupo de turistas da China depois que o estado passou a ser incluído nos destinos turísticos das operadoras daquele país. A mudança é resultado da missão que o governo baiano fez à China no mês passado, liderada pelo governador Jaques Wagner.

O interesse é atrair cada vez mais visitantes chineses, hoje disputados pelos principais destinos turísticos do mundo por conta do crescimento econômico da China. A população do país que mais cresce no mundo teve sua renda per capita triplicada nos últimos 20 anos.

“É sem dúvida um potencial que interessa muito ao setor de turismo, até porque os chineses tinham o costume de viajar para fora do país apenas para negócios e, agora, começam a mudar este perfil também investindo em viagens a passeio”, explicou Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, que também integrou a comitiva que foi com o governador à China.

A Bahiatursa organizou um receptivopara receber os sete chineses que integram o grupo. Cada um ganhou uma pequena escultura de um orixá e fitas do Senhor do Bonfim. Uma baiana estilizada e músicos do Ilê Ayiê também aguardavam o grupo, ao lado de banners escritos ‘bem-vindos”, em chinês.

“Já ouvi falar da Bahia e estou com muita expectativa para conhecer Salvador”, disse o empresário How Yuhong, que faz parte do grupo. Ele preside a companhia Shanx Hongtu Corporation, empresa que atua em diversos setores de alta tecnologia industrial.

Hoje (11), os chineses, que ficam dois dias em Salvador, vão visitar o Centro Histórico. Segundo dados da Bahiatursa, os povos que mais visitam o estado são os portugueses, seguidos dos espanhóis, italianos, argentinos, alemães e americanos.
“A visita dos chineses era realmente muito insignificante, mas já estamos nos preparando, inclusive capacitando os profissionais do trade turístico baiano, para atender também muito bem a esses novos turistas que agora começam a descobrir a Bahia”, disse Rosana.