Dois convênios firmados hoje (20) com a Embratur, no valor total de R$ 1,2 milhão, vão reforçar a promoção da Bahia no mercado nacional e internacional. O primeiro insere o estado no Plano Aquarela, programa de marketing internacional desenvolvido pelo Ministério do Turismo. O outro convênio prevê apoio ao governo baiano para a realização do Brazil National Tourism Marketing (BNTM), um dos principais eventos de divulgação da região Nordeste no país. A próxima edição será realizada em Salvador, em abril deste ano.

Os termos de cooperação técnica foram assinados pelo governador Jaques Wagner e pela presidente da Embratur, Janine Pires. Na mesma solenidade, foi inaugurado o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no mesmo prédio onde funciona o Sebrae, no Terreiro de Jesus. Logo em seguida, a Secretaria de Turismo inaugurou, na Avenida Sete de Setembro, o Serviço de Informação de Mão de Obra Turística (Simtur).

“Queremos oferecer qualidade no setor de turismo, investindo em serviços, capacitação e promoção do estado, trabalhando com números reais e buscando sempre a geração de emprego e renda”, afirmou Wagner. “A Bahia tem sido um destaque, dentre as atrações naturais e culturais do Brasil, e buscamos justamente um turista que nos traga divisas e respeitem nosso patrimônio, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país”, disse Janine Pires.

Após a visita às instalações do SAT, Wagner e Janine deram um passeio, do Pelourinho à Praça Castro Alves, no Salvador Bus. O ônibus, com dois andares, oferece visão panorâmica da cidade. “Muitas pessoas vão a Londres, na Inglaterra, e fazem questão de passear em ônibus como esse e agora também temos este serviço em Salvador, num empreendimento da iniciativa privada, mas que reforçam as ações estaduais em prol do turismo”, declarou Wagner.

Segundo dados da Secretaria de Turismo, a Bahia recebe por ano, em média, cerca de 700 mil turistas, sendo que 180 mil vêm direto para Salvador. “A grande maioria chega ao Brasil pela pelo Rio de Janeiro e São Paulo”, explicou o secretário Domingos Leonelli. “Queremos com essas novas ações reforçar a imagem da Bahia no exterior para sermos também uma das principais portas de entrada no Brasil, inclusive atraindo turistas com elevado poder aquisitivo”, disse completou.

Além dos novos serviços, o governo baiano também comemora a ampliação em mais 12 vôos diretos semanais para Salvador, conquistados este ano, provenientes de Paris (França), Frankfurt (Alemanha) e Buenos Aires (Argentina). “Paralelamente, estamos investindo na qualidade de nosso produto”, disse Leonelli.

SAT- Entre os serviços oferecidos no SAT destacam-se um bureau de serviços, venda de passagens aéreas, de ônibus e ferry-boat, ingressos para shows, etc. O espaço dispõe de sala de leitura, ala de vídeos promocionais, internet café, serviços de telefonia, dentre outros. “É sempre bom para o turista poder contar com serviços que o deixem seguro, tranqüilo e em condições de conhecer melhor o local visitado”, afirmou psicóloga Marilu Cristofoli, de Guarulhos, São Paulo.

Já o Simtur, instalado em uma antiga área que estava desativada no Edifício Brasilgás, na Avenida Sete de Setembro, vai capacitar e fornecer um cadastro de trabalhados qualificados para os empresários do setor. No mesmo dia da inauguração, já estavam em curso duas turmas tendo aulas de inglês.