Mais antigo do estado, o Museu de Arte da Bahia (MAB) está sendo referência para guias de turismo de Salvador. Quarenta profissionais do setor estão estudando o acervo e a administração do museu para ampliar o seu conhecimento e os roteiros de visita na capital baiana.

Na segunda-feira (10), o grupo visitou as instalações do MAB, que fica no Corredor da Vitória, em Salvador. Todos os integrantes são credenciados pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia (Singtur).

A idéia e a organização ficaram a cargo do guia Duda Tawil, que elogiou a organização do acervo e a beleza do imóvel. “Denominamos a visitação de Série Museus, que será estendida a outros da cidade”, disse Tawil – o grupo começou as visitas pelo Museu de Arte Moderna (MAM).

Criado em 23 de julho de 1918, o MAB é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia da Secretaria Estadual de Cultura, que também administra outros 12 espaços artístico-culturais, a exemplo do MAM, do Palácio da Aclamação e do Palacete das Artes. A visitação aconteceu à tarde.

A diretora do MAB, Sylvia Athayde, fez uma pequena apresentação do museu e seu histórico, levando depois o grupo para uma visita dirigida ao acervo.

O MAB dispõe de coleções que totalizam 5 mil peças de arte. São esculturas religiosas, porcelanas, mobiliário, pratas, vidros, cristais, moedas, medalhas, jóias, leques, indumentárias, desenhos, gravuras e importantes pinturas brasileiras e estrangeiras – italiana, francesa, espanhola – dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, além de 6.200 documentos.

Para o guia de origem francesa Gilbert Bourgad, que trabalha no ramo há sete anos, o foco de suas visitas com seus clientes será na parte estrutural do prédio e em especial às obras dos pintores baianos.

Além de aumentar o conhecimento dos guias, Duda Tawil quer incentivar as agências de viagem a colocar os museus da cidade nos roteiros de visita. Para o museólogo e guia Albérico Filho, o ponto positivo dessas visitas é levar seus clientes para bons lugares.

Como visitar o museu

O MAB fica aberto de terça a sexta-feira, das 14 às 19h, e nos sábados e domingos, das 14h30 às 18h30. Às quintas-feiras, a entrada é gratuita – nos outros dias, o ingresso custa R$ 5. Estudantes e idosos pagam meia-entrada.

Outras informações sobre o museu, seu acervo e visitas dirigidas e comentadas são disponibilizadas na sua sede, localizada na Avenida 7 de Setembro, 2.340, Corredor da Vitória, Salvador, sempre das 14 às 18h, ou por meio do telefone (71) 3117-6900.