As obras de recuperação da torre de equilíbrio do sistema de adução Joanes II-ETA Principal, em Candeias, serão concluídas em fevereiro. Os técnicos da Embasa estão corrigindo fissuras e problemas estruturais detectados no mês passado e que foram a causa da redução da oferta de água tratada em grande parte de Salvador. A recuperação da estrutura foi contratada emergencialmente para garantir, o mais breve possível, a regularização do abastecimento na capital.

Na primeira quinzena de dezembro, técnicos e engenheiros estruturalistas da empresa, constataram o comprometimento da torre de equilíbrio, equipamento construído há menos de cinco anos. Por medida de segurança, foi recomendada a redução em 7% da oferta de água para a capital, pois a utilização da capacidade máxima de armazenamento da torre poderia causar o rompimento de sua estrutura e consequente colapso no abastecimento.

A Embasa notificou as empresas responsáveis pelo projeto e construção deste equipamento, informando as medidas tomadas e cobrando responsabilidades.