Oferecer um serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) de qualidade, comprometido com os interesses do agricultor familiar, promovendo desenvolvimento rural sustentável e a geração de empregos é a principal meta da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em 2008. Para isso, o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), assinou um convênio de R$ 10 milhões com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O objetivo é atender 120 mil agricultores em todo o Estado por meio de investimentos para a estruturação da EBDA, empresa vinculada à Seagri, capacitação em diversas áreas, melhorias da infra-estrutura dos centros de profissionalização/unidades didáticas/sede e produção e uso de bioenergia.

A expectativa é que a empresa possa atender com Ater, até o final do ano, agricultores familiares inseridos nas cadeias produtivas do leite e da mandioca, além de formar agentes para atuarem na promoção do desenvolvimento sustentável, apoiar a comercialização dos produtos e serviços do segmento.

“Essas ações da empresa serão realizadas respeitando os princípios da participação, inclusão e valorização cultural, sempre de forma articulada com organizações prestadoras de serviço no meio rural e com as organizações de representação dos movimentos sociais dos agricultores”, afirmou o presidente da EBDA, Emerson Leal, ressaltando que, ainda este mês, começa a ser entregue, as Gerencias Regionais da empresa, parte dos 300 veículos inclusos no convênio.

As atividades serão executadas nos 26 territórios de identidade beneficiando pequenos produtores, entre pescadores, indígenas, membros remanescentes de quilombos, lideranças comunitárias, dirigentes e técnicos de associações, cooperativas e outras entidades governamentais e não governamentais, que desenvolvam atividades no meio rural ligados à agricultura e à organizações.