A Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec) vai trabalhar, pela primeira vez, no Carnaval de Salvador, interagindo com a Coordenação de Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, secretarias municipais e estaduais, e, principalmente, com a Vigilância Sanitária.

De quinta (31) até terça-feira, serão disponibilizados 14 técnicos, em plantões diários de 12 horas. Nesta quarta-feira (30), durante todo o dia, eles e mais os colegas da Codesal visitaram os três principais circuitos carnavalescos para acertar os últimos detalhes.
Segundo Antônio Rodrigues, coordenador estadual de Defesa Civil, a determinação de incorporar-se às atividades realizadas por outras entidades, em época de carnaval, faz parte da responsabilidade prevista pela Constituição Estadual, que é proteger e cuidar da segurança global da população.

Entusiasmada com a nova atitude do órgão, a subsecretária de Defesa Civil municipal, Oneida Lobo, ressalta a importância dessa interação, “porque vai criar uma vivência entre estado e município, sobretudo pelo caráter planejador da Cordec. Espero que venha a participar também de todos os grandes eventos da capital”, reivindica.

Este ano, a atuação será efetiva com serviços de acompanhamento junto à Vigilância Sanitária, observando fatores de risco, como as estruturas dos palcos, camarotes e arquibancadas. “Faremos tudo o que for necessário para garantir a segurança do folião”, afirma Rodrigues, enfatizando que a Cordec começa a exercer o seu papel, “porque não dá pra conceber a Defesa Civil da Bahia fora da maior festa da Bahia”.