Democratizar o comércio justo. É com esse propósito que o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) participa da campanha O Trabalho Infantil vai Dançar no Carnaval de Salvador, fiscalizando as balanças utilizadas para fazer a pesagem de latinhas e garrafas PET coletadas. Em sua quinta edição, a campanha irá combater o trabalho infantil e incentivar a prática da economia solidária. Uma ação que beneficiará cerca de dois mil catadores.

A primeira ação é implantar unidades de apoio, que funcionam como centrais de recebimentos de resíduos recicláveis e de apoio ao catador. Nestas unidades, localizadas no circuito de Ondina, Politeama, Barra e Dois de Julho estarão as balanças para pesagem do material coletado. A verificação e aferição delas serão feitas por fiscais do Ibametro. A intenção é inibir as práticas irregulares dos atravessadores na pesagem das latinhas e garrafas PET, e assim, melhorar as condições de trabalho do catador.

Para combater a exploração do trabalho infantil, foi criado um centro de convivência que funcionará durante o período do Carnaval. Neste espaço, os catadores cadastrados levarão seus filhos que vão desenvolver atividades lúdicas e educativas. Além disso, receberão quatro refeições diárias e terão acompanhamento especial. Como forma de estímulo para que outros catadores não levem seus filhos, serão distribuídas cestas básicas para ajudar nas despesas da família acolhedora (parentes, amigos ou vizinhos).

Para operar esta campanha, há uma ação conjunta entre secretarias estaduais, além de empreendimentos que atuam no ramo da coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, em especial, o Complexo Cooperativo de Reciclagem.

O Ibametro contará, com o apoio da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda (Setre) e da Polícia Militar para realizar a fiscalização. Além destes órgãos, participam o Ministério Público do estado, a Delegacia Regional do Trabalho e a prefeitura de Salvador.

Salvador é a cidade que tem o maior índice de aproveitamento de reciclagem de latas de bebidas. A comercialização destes produtos, em 2007, atingiu 87 toneladas sendo recolhidas 85% das latas vendidas. Neste ano, fiscais do Ibametro vão verificar e fiscalizar as balanças utilizadas na compra do material reciclável para permitir uma correta comercialização e evitar que catadores sejam lesados nessa transação..