Sair do senso comum de quem vê o Carnaval de Salvador apenas como a maior festa popular do planeta. Esta é a proposta do Observatório da Discriminação Racial e da Violência Contra a Mulher 2008, que será aberto oficialmente nesta quinta-feira (31), às 16h, no posto central, que fica no estacionamento do Edifício Portal do São Bento (centro de Salvador).

Pela terceira vez consecutiva, o projeto vai observar e registrar atos de racismo, violência e más condições de trabalho informal. Além do recorte racial, o observatório tem em sua ação o atendimento às mulheres para identificar as várias formas de violência a que estão sujeitas na festa.

Assim como ampliou o enfoque do trabalho para melhor atender à população, o observatório tem novas parcerias. Órgãos do governo e do município trabalharão integrados, a exemplo da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi) e da Secretaria Municipal da Reparação (Semur).