A Superintendência de Atenção Integral à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado realizará, durante os seis dias de carnaval, intervenções de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas e às doenças sexualmente transmissíveis/HIV/Aids, utilizando a estratégia de redução de danos, conjunto de ações educativas e de saúde, que têm como objetivo diminuir os efeitos negativos decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

A campanha “Fique legal na festa!” integra um conjunto de atividades iniciadas durante a Lavagem do Bonfim, coordenadas pela psicóloga e assistente social Patrícia Flach, que acredita ser este um projeto piloto para a intervenção nas festas populares em Salvador, nos próximos anos.

O trabalho será desenvolvido por equipe multidisciplinar, com técnicos do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD), Centro de Estudos e Tratamento do Abuso de Drogas (Cetad) e Aliança Redução de Danos Fátima Cavalcanti, com o apoio da coordenação estadual de DST/Aids. Usando como instrumento de aproximação dos foliões a distribuição de preservativos, a equipe atuará nos locais de concentração dos blocos carnavalescos amanhã (31), sexta e sábado, na Barra, e segunda e terça-feira, no Corredor da Vitória.

Os técnicos atuarão por meio de uma abordagem dinâmica e descontraída, com a finalidade de alertar os foliões para os riscos do uso abusivo de drogas, dando dicas de prevenção e cuidados com a saúde, a exemplo da hidratação, escolha de um condutor para o veículo, antes do início da festa (quando houver carro particular), a ingestão de alimentos leves.

Haverá dinâmicas para conscientizar as pessoas abordadas quanto à necessidade de não associar álcool e direção. Para isso, as equipes terão o apoio do Detran, que realizará um trabalho conjunto em alguns pontos estratégicos do circuito. A Gerência de Operações da Secretaria de Engenharia de Trânsito (Getran) registrou, no Carnaval do ano passado, 303 acidentes de trânsito, sendo 89 com vítimas.