A Secretaria de Turismo está organizando um amplo serviço receptivo para atender com qualidade os turistas que vêm participar do Carnaval de Salvador. O Projeto Guias do Carnaval selecionou 450 estudantes de turismo e áreas afins e operadores de call center para trabalhar durante todos os dias da folia, de 31 de janeiro a 5 de fevereiro. Os selecionados falam mais de um idioma, preferencialmente inglês.

O recrutamento e seleção foram feitos, no Serviço de Informação de Mão-de-Obra Turística (Simtur). A última fase do processo seletivo está sendo o treinamento desses guias, no período de 16 a 24 deste mês, no Centro de Convenções da Bahia.

Turismo receptivo

“Trata-se de um novo serviço de recepção, informação e apoio aos turistas e também aos baianos no Carnaval de Salvador. Os guias informarão sobre o posto de saúde mais próximo, a farmácia de plantão, a guarnição policial, o ponto de táxi e, claro, a hora em que seu bloco vai passar”, explica o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.

Eles também informarão a localização de bancos, terminais de ônibus, postos de juizados de menores e a programação de todos os blocos, trios elétricos, os circuitos alternativos e outras opções de roteiros turísticos.

Segundo Leonelli, os guias estarão no aeroporto, rodoviária, porto, ferry-boat, terminal náutico, nos 120 postos elevados da PM e nos principais hotéis da cidade, inclusive os que ficam no circuito da folia. Os guias serão facilmente reconhecidos, pois vão usar camisetas e bonés pretos identificados com o símbolo internacional de informação e a marca do governo do Estado.

Orientação precisa

A numeração dos postes de rua pela Emtursa permitirá que os guias possam orientar os turistas sobre sua atual localização e a dos serviços existentes ao longo do circuito, possibilitando que os visitantes obtenham rapidamente as informações que precisam.

Os turistas poderão ainda contar com o apoio de um call center funcionando 24 horas através do telefone 0800-716622, que estará operando a partir do dia 30 de janeiro e ficará ativo até o fim da festa no dia 5 de fevereiro.

Treinamento

Para poderem atender com qualidade os turistas e baianos, os guias estão tendo um curso, com 16 horas de duração, na sede da Bahiatursa. Ali recebem ensinamentos de como tratar o turista até questões como segurança, além de tudo sobre o que vai ocorrer no circuito do Carnaval. “Estamos, pioneiramente, implantando um serviço de excelência para atender ao turista, pois queremos que ele goste e volte outras vezes”, conclui o secretário Leonelli.