O Promo (Centro Internacional de Negócios da Bahia), vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, o Sindicato de Fibras Vegetais do Estado da Bahia (Sindifibras) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizam, de 27 de janeiro a 02 de fevereiro, uma missão comercial à França, no âmbito do Projeto Sisal-Apex. O objetivo é promover o sisal da Bahia, aumentando a sua participação no mercado francês.

Através de visitas aos principais importadores e distribuidores dos derivados do sisal, órgãos governamentais, cooperativas agrícolas e instituições relacionadas ao setor, a missão levará empresários baianos para conhecer o mercado comprador francês e suas demandas.

De acordo com Ricardo Saback, superintendente do Promo, “mais do que vender os produtos no mercado francês, o Road Show ajudará os empresários a entenderem melhor as necessidades dos compradores para adequar os produtos baianos a estas exigências”.

Projeto

Em seu terceiro ano de execução, o Projeto Sisal-Apex contabiliza a participação em seis feiras internacionais, quatro missões e quatro reuniões internacionais, focando três mercados principais: Estados Unidos, Europa e China.

Em 2007 foram realizadas três feiras setoriais, uma missão comercial à Alemanha, além da participação em reuniões do Fundo Comum de Commodities da FAO (Food and Agriculture Organization).

O projeto visa promover os usos tradicionais da fibra e também os novos, como a utilização na formação de compósitos para a indústria automobilística e para os geotecidos.

De acordo com estatísticas do Promo, as exportações baianas de sisal e derivados passaram de US$ 74,6 milhões (jan-nov 2006) para US$ 78,6 milhões (jan-nov 2007), registrando um aumento de 5% no valor exportado, mesmo com a valorização do real.

Perspectivas

O gerente do Projeto Sisal-Apex e analista de comércio exterior do Promo, Rafael do Prado Ribeiro, informa que em 2008 o Projeto levará o segmento do sisal para três feiras internacionais: Espanha (fevereiro), Itália (outubro) e uma a definir, além de três missões comerciais: França (janeiro), Leste Europeu e Espanha.

Segundo ele, os esforços de comunicação para promoção do setor continuarão a ser feitos através de anúncios em websites e revistas especializadas internacionais e envio de material promocional – cd, folder, livro sobre o sisal (publicado no âmbito do projeto) – para todos os potenciais clientes no exterior.

Para a obtenção de contatos de importadores, serão feitas pesquisas de mercado com apoio do Promo e do – Ministério de Relações Exteriores (MRE) através das Embaixadas.

Cultura sisaleira

A Bahia é a maior produtora e exportadora de fibras e manufaturados de sisal do mundo, com uma participação de 61% da produção mundial. Cerca de 70% do sisal beneficiado destina-se aos mercados europeu e asiático. Já os produtos derivados têm como principais importadores os Estados Unidos, Canadá e União Européia.

“A cultura do sisal destaca-se pela capacidade de geração de empregos, através de uma cadeia produtiva de serviços que abrange desde os trabalhos de manutenção das lavouras (baseados na mão-de-obra familiar), a extração e o processamento da fibra para o beneficiamento, até as atividades de industrialização de diversos produtos, bem como seu uso para fins artesanais”, explica Wilson Andrade, presidente do Sindifibras.

Na Bahia, a área sisaleira possui uma extensão geográfica de 400 mil km2 e envolve mais de 74 municípios. Cerca de 600 mil pessoas vivem direta e indiretamente da cultura do vegetal.