Formado em 1960, inicialmente como um trio vocal (Erivaldo, Heraldo e Dadinho), Os Tincoãs são um belo exemplo da riqueza musical de Cachoeira, no Recôncavo, e ganham resenha de sua trajetória no "Especial das Seis" desta quinta-feira (10), às 18h, na rádio Educadora FM 107,5. A proposta do grupo é uma miscelânea de samba de roda, cantos de candomblé e cantos sacros católicos. Mas, logo no início da carreira, Os Tincoãs ganharam fôlego cantando boleros em suas aparições no programa “Escada para o Sucesso”, da TV Itapoan.

Com saída de Erivaldo, ainda em 1963, Mateus torna-se o novo integrante do grupo, que consolida uma identidade artística baseada na música dos terreiros, nas harmonizações vocais e em quatro instrumentos – violão, atabaque, agogô e cabaça. A partir da década de 80, com sucessivas substituições e novos álbuns lançados, Os Tincoãs estabelecem uma interessante relação com o ambiente cultural de Angola. Em 2003, lançam o disco “Afro Canto Coral Barroco”, gravado 20 anos antes e inédito até então.

O marco do grupo é o long play – LP “Os Tincoãs”, de 1973, que traz uma bela versão do clássico de origem folclórica “Deixa a Gira Girá”.