“Da porteira para fora: mundo de preto em terra de branco” é o titulo do livro do professor Ruy do Carmo Povoas, que será lançado neste sábado (5), 18h, no Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, na rua Getúlio Vargas, 642, bairro Santa Inês, em Itabuna. O livro, editado pela Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, reúne 38 textos produzidos durante 30 anos de produção acadêmica, literária e de experiências com a afro-descendência religiosa.
O livro do babalorixá e mestre em Língua Portuguesa vai formalizar uma das comemorações referentes aos 10 anos do Núcleo de Estudos Afro-baianos regionais da Uesc – Kàwé. Trata-se de uma coletânea de textos que trazem uma preocupação teórico-metodológica visando substanciar o rito como a pedra fundamental do terreiro do candomblé. “No livro eu quis fincar o pé na porteira do Ilê Axé Ijexá e olhar sobre a cidade de Itabuna. Isso só é possível com muita emoção”. Afirma o autor.
Ruy do Carmo Povoas é professor e mestre em Língua Portuguesa, poeta, contista e ensaísta. babalorixá do Ilê Axé Ijexá, em Itabuna/BA. Editor da revista Kàwé e do jornal Takada. Tem publicado os livros: Vocabulário da Paixão (1985); A linguagem do candomblé (1989); Itan dos mais-velhos (1996); A fala do santo (2002); Verso-Reverso(2003); Itan: de boca a ouvido (2004).