A TVE Bahia, canal 2, vai transmitir para todo o estado a festa de premiação do Festival de Música e Artes Olodum (Femadum) 2008, neste domingo (6). A cobertura ao vivo terá início às 18h30 e seguirá até o encerramento do evento, por volta das 22h, diretamente da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.

Em sua 28ª edição, o Femadum trabalha o tema “África do Sul – Brasil Democracia Direitos Humanos e Diversidade” e vai encerrar o calendário competitivo com o lançamento do DVD “Poeta Olodum 2008”. Após o anúncio dos vencedores, previsto para as 20h, haverá um show da Banda Olodum, com participação especial da cantora sul-africana Glória Saraiva. Uma apresentação da Ala de Canto Olodum vai abrir a noite.

Em cada categoria (“Samba Tema” e “Samba Poesia”), concorrem cinco composições previamente selecionadas na fase eliminatória do Festival. No sábado, 5/1, os finalistas se apresentarão para um júri que irá escolher as três melhores canções nas duas categorias.

Criado em 1990, o evento surgiu com o objetivo de selecionar canções para o carnaval do Bloco Afro Olodum, além de revelar novos cantores e compositores ligados à música popular. Ao longo dos anos, o Femadum agregou outras manifestações artísticas e passou a contar com apresentações de dança, teatro e artes visuais, que são realizadas em paralelo à etapa competitiva. O Femadumzinho, criado para apresentar a produção artística de jovens da Escola Criativa Olodum e de outros blocos, é outro emblema do festival.

Dentro do espírito do evento, o Olodum instituiu o Troféu Ujaama com objetivo de homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento social, cultural e político da comunidade negra brasileira. Foram homenageados com o Troféu Ujaama: Abdias Nascimento, Mãe Stella, Pierre Verger, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Leci Brandão, Sandra de Sá, Gal Costa, Zezé Motta, Mestre Didi e Nei Lopes.

Nomes da música brasileira – a exemplo de Caetano Veloso, Gal Costa, Zezé Motta, Elza Soares, Gilberto Gil, Nei Lopes, Daniela Mercury, Lazzo, Chico César, Afroreggae e Edson Gomes – já participaram do Festival, que também já recebeu artistas internacionais, como o cantor jamaicano Mutabaruka, o inglês Linton Kweise Jonhson, o reggae man Koko Dembele, do Mali, e M Fakera, de Madagascar.

A sul-africana Glória Maletsabisa Saraiva, convidada para encerrar a festa deste ano, é uma diva da música negra. Glória faz a ponte entre o canto lírico europeu e a musicalidade genuinamente africana. Ela costuma cantar em três línguas – seshoto, zulu e xhosa – e abrir seus shows com uma oração à África.