Dando continuidade às discussões sobre a realidade do circo na Bahia, o Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado, o Circo Picolino e a Cooperativa de Circenses da Bahia realizam, na próxima semana (de 22 a 24), no município de Serrinha, o II Encontro com Circenses. O evento acontecerá no Circo Barcelona e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas até sexta-feira (18), no Circo Picolino ou pelos telefones 3363-4069.

Da programação constam, assembléias, treinamentos de inclusão digital e workshops ministrados por técnicos da Fundação Cultural do Estado. A intenção é aprofundar o que foi apresentado no primeiro encontro e ampliar as discussões de temas afins ao segmento. Pretende-se ainda definir as datas e locais dos dois próximos eventos, que serão realizados até março deste ano. Até o momento, 40 representantes de circos, trupes e grupos circenses confirmaram presença no encontro.

O projeto Encontro com Circenses visa reunir representantes de trupes, famílias e circos de lona, cuja vida itinerante acaba dificultando a comunicação, a troca de saberes e o acesso às políticas culturais. “A idéia é promover o debate e capacitar os artistas.

Com o treinamento e inserção digital, estamos estimulando a criação de uma rede, onde cada circo poderá, semanalmente, avisar sobre sua localização e também acessar novidades, como festivais, editais que estão abertos e outros mecanismos de fomento”, comenta Paula Gomes, responsável pelo Núcleo de Artes Circenses da Fundação.