A Fundação Cultural Cabana da Ponte, de Itororó, abriu inscrições para a Oficina Revitalizarte, que terá início na segunda-feira (7), no anfiteatro da instituição. O projeto é um dos contemplados pelo Prêmio Carlos Petrovich, de apoio à difusão, formação, registro e memória na área teatral, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Coordenada por Luis Sérgio Oliveira, a oficina é voltada para crianças, jovens e adultos, e segue até 14 de março, com inscrições no local.

A oficina vai acontecer de segunda a sexta-feira, das 16 às 18h, para crianças e adolescentes, e das 18 às 20h, para adultos. Além de Oliveira, a atriz Lyla Azevedo e a artista plástica Nilda Rosa ministrarão as aulas, divididas em módulos de jogos, exercícios e confecção de adereços com material reciclado. Técnicas de trabalho de voz, corpo, improvisação e ensinamentos sobre a história do teatro universal também integram a programação.

Unindo teoria e prática, os participantes terão ainda uma inicialização à dramaturgia e entrarão em contato com a produção manual de objetos cênicos. Como resultado do processo criativo, encenarão “Todos os dramas do mundo”, um espetáculo construído a partir de trechos das tragédias gregas e de textos de autores clássicos internacionais e nacionais da arte dramática como Shakespeare, Maria Clara Machado, Martins Pena e Nelson Rodrigues.

Luis Sérgio Oliveira ressalta a importância do projeto para a região, afirmando que, “antigamente, Itororó, Vitória da Conquista, Ibicaraí e Itapetinga tinham vários clubes de teatro. Com a falta de recursos, eles foram desaparecendo. Agora, a oficina está trazendo um novo entusiasmo aos que se interessam por teatro aqui e nas redondezas. É fundamental e imprescindível essa ação voltada para o interior”.