Máscaras, instrumentos musicais, alegorias, fantasias e danças típicas do município de Maragogipe, localizado a 133 km de Salvador, serão atrações especiais da TV Educativa (TVE) durante os dias de Carnaval. Trata-se do documentário Carnaval de Maragogipe, que será exibido na emissora baiana durante o período carnavalesco.

Com duração de oito minutos, o documentário foi realizado por meio de uma parceria entre a TVE e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

O carnaval de Maragogipe é motivo de pesquisa do Ipac desde outubro do ano passado, quando uma equipe multidiscilpinar das áreas de sociologia, antropologia e museologia iniciaram estudos na região para tornar a festividade maragogipana (que remonta ao século XIX) patrimônio imaterial do estado.

Segundo o subgerente de Documentação e Memória do IPAC, Mateus Torres, que coordena a ação e edita o documentário, o trabalho é resultado de seis horas de gravação que a equipe da TVE realizou no município durante o mês de dezembro.

Foram gravardas imagens de pontos conhecidos de Maragogipe, como o bar Águadura e o Terreiro do Alabaxé, além de entrevistas com personagens locais como o compositor Seu Dica do Trio Maragós, criador da famosa guitarra de cinco cordas, e com dona Rosa Carapeba, a foliã mais antiga da cidade com 92 anos.

Fotos do início do século XX retratando a festa e seus foliões, doadas pelo fotógrafo local Júnior Major, também integram os documentários da TVE e o dossiê do Ipac.