A dinâmica dos processos orçamentários vai ganhar maior economia, agilidade e racionalidade. A novidade foi apresentada, hoje (15), na primeira reunião técnica do exercício de 2008 da Secretaria do Planejamento (Seplan), pelo superintendente de Orçamento Público, Cláudio Peixoto. Participaram do evento, no auditório do órgão, representantes da área de orçamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Segundo Peixoto, as inovações do Sistema Informatizado de Planejamento (Siplan) decorrem dos novos dispositivos contidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). “O principal ganho para o governo é realizar muitas modificações via intra-sistema, evitando o custo da publicação no Diário Oficial”, destaca.

A inovação afeta os três poderes e consolida a construção de uma proposta orçamentária participativa, descentralizada, integrada ao planejamento estratégico, e que possibilite o gerenciamento e o cumprimento dos prazos estabelecidos para o processo de sua elaboração. Para sanar dúvidas e acompanhar a execução dos projetos e processos das setoriais, serão realizados encontros mensais e bimestrais.