O projeto A Caminho dos Sertões de Canudos, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e a parceria Cidades-irmãs, constituída pelos municípios de Canudos, Monte Santo e Uauá, promovem a I Feira de Arte e Cultura Popular dos Sertões.

O evento acontece nos dias 10, 11 e 12 deste mês, no Centro de Lazer e Cultura Amélia Andrade, na cidade de Monte de Santo, também conhecida como Altar do Sertão. Ele visa preservar e valorizar as autênticas manifestações culturais populares presentes no sertão baiano, em especial na região de Canudos.

Cantadores, violeiros, repentistas, sanfoneiros, zabumbeiros, poetas, cordelistas, artesãos e produtores das mais diversas linguagens culturais participarão da feira, interagindo com pesquisadores, professores e estudantes presentes.

Durante o evento, haverá exibições de documentários temáticos, seguidos de debates, além de exposições fotográficas. Entre os destaques da programação, está uma cavalgada que se inicia no município de Canudos, chegando até Monte Santo.