O governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, começam o ano inaugurando cinco novas escolas da rede estadual. Situadas nos municípios de Wanderley, Feira da Mata, Itatim, Ipírá e Heliópolis, ao todo, elas têm capacidade para atender a 3.600 alunos. Há ainda outros seis prédios com previsão de serem entregues até o início do ano letivo, que irão proporcionar o surgimento de mais 3.600 novas vagas na rede. Os municípios contemplados serão Laje, Santa Luzia, Queimadas, São Domingos, Riachão do Jacuípe e Pedro Alexandre. Financiadas com recursos dos projetos Alvorada e Bahia e também do Tesouro, elas representam um investimento de mais de R$10 milhões.

O primeiro inaugurado, hoje (10), foi o Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira, no município de Wanderley, localizado no oeste baiano, a 790 km de Salvador. O novo prédio vai abrigar os estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual João Aldino de Sá Teles, que passará a atender exclusivamente o Ensino Fundamental. Para o diretor Regional da Educação, Adalto Soares, com a inauguração da nova escola, a comunidade de Wanderley conta com um ensino de melhor qualidade.

“Além de atender o ensino médio em instalações pedagogicamente mais adequadas, a transferência dos alunos da antiga escola para a nova, determinará a adequação do antigo prédio para receber os alunos do ensino fundamental”, pontuou Soares, destacando que o Ensino Médio funciona atualmente em um prédio em precárias condições. Ao todo, a rede estadual atende a 1003 alunos no município de Wanderley, que possui uma população estimada em 14 mil habitantes, dos quais 60% residem na sede.

Já no Município de Feira da Mata, região do Vale do São Francisco, a 964 quilômetros da capital baiana, a expectativa dos alunos é grande com inauguração do Colégio Estadual Filomena Pereira Rodrigues. Atualmente eles estudam em um prédio anexo. Com a mudança para a nova escola, deixam para trás carteiras velhas, salas apertadas e quadro de giz. Os alunos não escondem a satisfação. “Os alunos não param de perguntar quando é que o novo prédio será inaugurado”, conta o diretor, David Dias Rocha. No município de cerca de 7 mil habitantes, esta é a única escola que oferece Ensino Médio.