O município de Lauro de Freitas – antiga Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, na Região Metropolitana de Salvador – comemorou seus 400 anos de fundação, com a inauguração, hoje (15), da primeira universidade pública estadual da cidade. O Pólo Universitário Santo Amaro de Ipitanga (Pusai) vai oferecer acesso à educação de nível superior, de qualidade, não só para a população local, mas de todo o estado.

Instalada no prédio da antiga faculdade Polifucs, a universidade vai contar com cursos a distância e presenciais de graduação, pós e de extensão, além de equipes técnicas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), de acordo com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do governo federal.

Segundo o secretário da Educação, Adeum Sauer, o objetivo do Governo do Estado é melhorar a qualidade do ensino na Bahia, levando educação de qualidade à população. Para isso, além dos investimentos em ensino superior, estão sendo empregados R$ 360 milhões, em parceria entre os governos federal e estadual, no Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), que tem como meta alfabetizar mais de um milhão de baianos.

“Nós queremos oferecer uma educação cada vez melhor para todos os baianos e tirar a Bahia desse quadro, onde apenas 9% da população, com idade universitária, cursa o ensino superior”, garantiu.

Durante a solenidade de inauguração foram empossados os diretores das escolas da rede municipal de Lauro de Freitas, eleitos pela comunidade. A cidade foi a primeira, da região metropolitana, e a quinta, do estado, a realizar as eleições escolares diretas.

Ainda durante as comemorações do quadricentenário da cidade, foram entregues 340 unidades habitacionais, que fazem parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), do governo federal, destinado a famílias com renda de até seis salários mínimos. Também foi assinado um contrato entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$18 milhões, com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os recursos serão destinados a obras de urbanização da Lagoa da Base, em Lauro de Freitas, além da construção de 288 casas populares, 585 melhorias habitacionais, 198 unidades sanitárias, 3 mil metros de esgoto, 2,2 mil metros de sistema de abastecimento de água, 32 mil m² de pavimentação, 1,5 mil metros de drenagem e 1.000 regularizações fundiárias. Aproximadamente 2.500 famílias serão beneficiadas com as obras.

Para o governador Jaques Wagner, o pacote de ações entregue ao município, reflete o compromisso do governo de levar educação aos baianos e oferecer moradia digna a população de todo o estado. “Nós continuamos dando oportunidade aos nossos jovens, com universidade e ensino profissionalizante, e à população para realizar o sonho da casa própria”, afirmou.