Por causa da grande procura, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) decidiu prorrogar de hoje (4) para a próxima sexta-feira (11) as inscrições para o sorteio eletrônico em cinco colégios da rede. Já o sorteio, que estava previsto para o dia 16, foi adiado para 23 deste mês.

Realizado há mais de seis anos, o sorteio eletrônico é a forma mais democrática e transparente para o preenchimento das vagas em escolas onde a demanda é maior do que a oferta.

Este ano, serão sorteadas 2.687 vagas em três colégios de Salvador (Thales de Azevedo, Mário Augusto Teixeira de Freitas e Raphael Serravale) e em dois de Feira de Santana (Colégio-modelo Luís Eduardo Magalhães e Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand).

As inscrições podem ser feitas por meio de ligação gratuita para o 0800-285-8000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. O aluno ou responsável deve informar o nome completo do interessado, o nome da mãe, a data de nascimento e o número da matrícula.

A inscrição no sorteio eletrônico se destina aos alunos de escolas estaduais e municipais que desejam se transferir. Essa definição da SEC visa dar acesso, prioritariamente, a alunos da rede pública.

Vagas para a rede particular

Para os alunos da rede particular, as vagas que resultarem de desistências serão oferecidas no período oficial de matrícula, de 20 a 22 de fevereiro. Os sorteados também precisam ficar atentos à data de confirmação da matrícula, que será feita de 12 a 14 de fevereiro, em uma das 608 escolas-posto informatizadas.

Atualmente, a rede estadual possui 1,3 milhão de alunos matriculados em 1.756 escolas. No dia do sorteio, que será realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), toda a comunidade pode acompanhar o processo, que também conta com a presença de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Conselho Estadual da Educação (CEE), Auditoria do Estado e APLB Sindicato.