A Secretaria da Educação realizou, hoje (23), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, o sorteio de 1.175 vagas para as cinco unidades de ensino da rede estadual que têm as maiores demandas. Pais de alunos inscritos e representantes do Ministério Público e da Auditoria Geral do Estado (AGE) acompanharam todo o processo.

O sorteio foi para vagas do turno diurno dos três colégios mais concorridos da capital (Thales de Azevedo, Mário Augusto Teixeira de Freitas e Raphael Serravalle) e dois, em Feira de Santana (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand). Não foi necessário o procedimento para as vagas noturnas, porque o número de inscritos ficou abaixo da quantidade de vagas disponibilizadas pela secretaria. Os inscritos para as vagas diurnas totalizaram 2.117.

Os estudantes contemplados têm que comparecer no período de 12 a 14 de fevereiro, em um dos 608 postos informatizados, para confirmar as matrículas. A lista com o nome dos estudantes estará disponível, a partir de hoje à tarde (23), no site da SEC – www.sec.ba.gov.br/matricula. O sorteio eletrônico é realizado há mais de seis anos e vem sendo a forma mais democrática e transparente para o preenchimento das vagas em escolas onde a demanda é maior do que a oferta.

A diretora de Atendimento à Rede Escolar, Eliana Carvalho, entendeu que o sorteio foi um sucesso e comentou que a procura baixa pelas vagas noturnas se dá pelo perfil dos alunos que pretendem estudar nestes horários. “Geralmente são adultos, que não tiveram condições de manter o fluxo nas séries normais e preferem se inscrever na modalidade de educação para jovens e adultos”, explicou.

Alegria

Enquanto o sistema que realizava o sorteio mostrava, nome por nome, a relação dos estudantes contemplados, a ansiedade era grande entre os pais de alunos que compareceram ao auditório do IAT. Só depois de ver o nome do filho Ednelson José de Santana Júnior, de 14 anos, entre os que teriam vaga no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, foi que a auxiliar de serviços gerais, Azinete Sales, ficou mais tranqüila. “Foi emocionante demais”, enfatizou a mãe do estudante.

Dona Azinete Sales disse que vai comemorar, com uma de suas vizinhas, a conquista da vaga do filho. “Não estava conseguindo ligar para o 0800 pelo meu celular, e ela me emprestou o dinheiro para pagar a conta do telefone fixo”, contou. A funcionária pública Maria Lúcia dos Santos afirmou que a vaga conseguida para sua filha Jéssica, no Colégio Teixeira de Freitas, seria o presente de 15 anos da menina. “Ela faz aniversário no dia 3 de fevereiro”.

A promotora pública Maria Helena Matos acompanhou o processo do sorteio eletrônico e declarou que, “dentro do possível, essa é a melhor forma de distribuir essas vagas”. Ela acentuou que o Ministério Público tem grupos especiais em defesa da educação, responsáveis por fiscalizar se os órgãos públicos cumprem a lei constitucional que os obriga a oferecer uma educação de qualidade. “Na Constituição, a educação é um dever do estado”, enfatizou.