Dois veículos novos, computadores, impressoras, aparelhos de fac-simile, armários, bebedouros, entre outros equipamentos, fazem parte do pacote de reestruturação das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). O anúncio foi feito hoje (11) pelo secretário Adeum Sauer, durante o primeiro encontro, deste ano, com dirigentes e coordenadores das diretorias, no auditório do Hotel Vila Velha, que prossegue até segunda-feira (14).

O evento, que contou ainda com a participação de superintendentes e dirigentes da SEC, é uma oportunidade da secretaria dialogar e ouvir as reivindicações dos dirigentes, no sentido de encontrar soluções para melhorar a rotina de trabalho nas Direc, além de avaliar as atividades realizadas em 2007, troca de experiências e integração entre os diretores.

“Teremos muito trabalho pela frente. São muitos os desafios, mas também muitas as possibilidades de crescimento. Todos seremos co-autores dessas mudanças que queremos fazer na educação”, destacou o secretário. Ele voltou a destacar que as Direc devem perder o papel de um órgão meramente burocrático para assumir uma postura mais atuante, no acompanhamento e avaliação das escolas.

Atualmente, aproximadamente 60% das 1.753 escolas não possuem projeto político pedagógico. “No nosso trabalho, a Direc tem importância fundamental. Não concebemos que seja possível realizá-lo sem o apoio das Direc. São elas a principal ponte de intermediação entre as escolas e o órgão central”, acrescentou Sauer.

A nova política inclui ainda descentralização dos recursos financeiros, visando proporcionar maior autonomia às diretorias regionais. Para isso, elas deverão elaborar um planejamento financeiro trimestral. Esse é mais um dos passos dados no sentido de promover uma gestão descentralizada, em rede, e com efetividade social.