A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deverá divulgar o resultado do vestibular 2008.1 entre 12 e 15 de fevereiro. Nesta terça-feira, último dia, foram aplicadas as provas Física, Química e Biologia. O pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Pereira, afirmou que o processo seletivo transcorreu em clima de tranqüilidade. O vestibular atraiu candidatos de diversos municípios baianos e até de outros estados.

Este foi o terceiro maior vestibular já realizado pela Uefs, com 14.119 inscritos. Foram 7.680 de Feira de Santana, 4.243 de outros municípios do interior baiano, 1.943 de Salvador e 253 de outros estados. A abstenção de 17,83%. O programa de isenção da taxa de inscrição beneficiou 3.815 estudantes de baixa renda.

“Agora, é ter tranqüilidade e aguardar o resultado”, disse o estudante Danilo Castilho, 17 anos, inscrito em Odontologia. Já aprovado em duas instituições particulares de ensino, Danilo considerou as provas da Uefs fáceis e acredita que o tempo dedicado aos estudos será determinante para a aprovação.

Opinião distinta teve a candidata Kalianne de Araújo, 22 anos, que disputa uma vaga pela quarta vez. A candidata avalia que não teve um bom desempenho nas provas. “Acho que não estudei o suficiente e como me inscrevi no curso de Enfermagem, um dos mais concorridos, não acredito que passarei”, lamenta.

Pela terceira vez, a Uefs adotou a política de ações afirmativas, com 7.622 inscritos. Declararam-se negros 6.589 pessoas, indígenas, 85 e quilombolas, 15. São reservadas 50% das vagas para quem cursou o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) em escola pública. Dessas, 80% são destinadas a candidatos que se declararem negros. Além disso, há reserva de duas vagas a mais, por curso, para indígenas e quilombolas.