O índice de abstenção no primeiro dia, ontem (6), do vestibular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi considerado dentro da média prevista pela comissão. Dos 13.662 inscritos para as 1.310 vagas oferecidas nos 26 cursos de graduação, 1.336 deixaram de comparecer, o que representa 9,8% do total, bem abaixo do 10,79% do total registrados no primeiro dia do Vestibular no ano passado.

A presidente da Comissão do Vestibular 2008 da UESC, professora Clemildes Pereira Alves, lamentou o fato de alguns candidatos terem sido flagrados portando MP3 e telefone celular. Ela lembrou que a norma estava no manual, no cartão do candidato, nas divulgações feitas através dos veículos de comunicação como Internet, rádios, TVs e Jornais, além disso, a Universidade afixou faixas em todos os locais de prova.

Duas horas após o início das provas, Rubeche Cezar, de Camacan, que tenta uma vaga no Curso de Enfermagem, garantiu ter feito bem as provas de Língua Portuguesa com Redação e Literatura Brasileira e Geografia. A redação, cujos temas versaram sobre a relação entre o poder e a fome focalizando o contexto capitalista e, a quebra de tabus, abordando basicamente, a adoção de crianças e o casamento entre homossexuais, foram consideradas atuais pelas candidatas Luiza e Andréia que estão tentando uma vaga para o Curso de Medicina e por Dierlles Cerqueira Santos, que está tentando ingressar no Curso de Engenharia de Produção e Sistemas.

Os portadores de necessidade especiais que fizeram as suas provas, em braile, no campus da Facsul, em Itabuna, e no Colégio Militar, em Ilhéus, disseram não ter encontrado muitas dificuldades. Hoje (7) foi a vez de Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol), História e Biologia. Para o ultimo dia, amanhã (8), serão realizadas Matemática, Física e Química.