O Instituto Ronaldinho Gaúcho trouxe para a Bahia uma proposta de parceria com o governo e que deve ser lançada em abril, na Conferência da Juventude. Os representantes do instituto estiveram recentemente com o governador Jaques Wagner para tratar dos Jogos da Cidadania, dirigidos aos jovens de 14 a 24 anos e que vão acontecer durante oito a 10 meses no estado, evento patrocinado pelo jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho.

Além da realização dos Jogos da Cidadania, o Instituto Ronaldinho Gaúcho tem proposta de construir em Salvador a segunda sede própria do projeto. “Porto Alegre foi a base para o nosso trabalho. Lá, investimos cerca de R$ 10 milhões para construir a sede com todos os equipamentos esportivos e as oficinas de cidadania. Agora, queremos construir uma outra sede própria em Salvador ou na região metropolitana”, disse o diretor jurídico do instituto, Fabiano Machado.

Na Bahia, o Instituto Ronaldinho Gaúcho vai trabalhar em sintonia com as políticas públicas do governo. A base das ações a serem implementadas está sendo traçada em conjunto com os técnicos da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Visita a CSUs

Na passagem por Salvador, os representantes do instituto fizeram uma visita aos centros sociais urbanos (CSUs) do Nordeste de Amaralina e Castelo Branco e à Cidade do Saber, em Camaçari. “Vamos formatar o projeto da Bahia dentro da realidade do que vimos. E temos certeza que será um sucesso, como tem sido o que existe no Rio Grande do Sul”, afirmou Machado.