As três primeiras piscinas semi-olímpicas que serão construídas pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras de Senhor do Bonfim, Miguel Calmon e Teixeira de Freitas, deverão ser inauguradas no primeiro semestre deste ano. Os equipamentos atendem à política da Sudesb de interiorizar os desportos aquáticos, aumentar o número de praticantes da natação e gerar novos talentos.

O objetivo da Sudesb ao construir piscinas públicas é fomentar o esporte na Bahia, como fator de inclusão social do indivíduo. “Acreditamos que é por meio dos desportos que os jovens aprendem a ter disciplina e a lutar por um futuro melhor”, ressalta o superintendente Raimundo Nonato (Bobô).

Com dimensões de 25 x 12,5m, gradil de proteção e arquibancada nas laterais, as piscinas terão condições adequadas para a prática de algumas disciplinas da natação e outras atividades aquáticas.

Técnicos e professores de Educação Física deverão desenvolver atividades selecionadas para envolver a população do município, nos clubes locais e nas escolas do ensino primário e secundário. Haverá demonstrações, exibições, festivais e desafios, tudo para criar incentivos à pratica da natação com os novos equipamentos.

“A aposta que estamos fazendo na natação é para que, nos próximos Jogos Pan-Americanos, a Bahia esteja bem representada, com mais atletas e chances concretas de medalhas”, enfatiza Bobô.