A Secretaria da Administração (Saeb) dá início ao Programa de Desenvolvimento de Carreiras do Estado com o curso O Modelo de Excelência em Gestão Pública e a Profissionalização da Administração, que acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, no Auditório Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

O treinamento é realizado através da Universidade Corporativa do Estado da Bahia e tem como público-alvo os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado (EPPGG). Nos dias 20 e 21, as aulas vão das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h; no dia 22, das 8h30 às 12h30.

As inscrições estarão abertas entre 16 e 25 de janeiro e serão disponibilizadas 108 vagas para essa primeira turma. Os interessados devem preencher formulário específico disponível do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e encaminhá-lo pelo e-mail cursopdg@saeb.ba.gov.br.

O treinamento tem carga horária de 20 horas e atende a requisitos para o desenvolvimento na carreira dos EPPGG.
A capacitação objetiva alinhar os conceitos sobre o Plano Diretor de Gestão (PDG) em desenvolvimento pela Saeb, além de criar as bases estruturais para a sua implementação efetiva nos órgãos e unidades da administração pública estadual.

Ao todo, serão realizadas três turmas do curso, sendo que as outras duas estão previstas para acontecer ainda no primeiro semestre de 2008. Profissionais do Gespública, modelo de excelência em gestão pública desenvolvido pelo governo federal, ficam responsáveis pela condução das aulas.

A ação é resultado de parceria entre as seguintes unidades da Secretaria da Administração do Estado (Saeb): Diretoria de Desenvolvimento (DDE-SRH) Diretoria de Planejamento (DPL-SRH) e Superintendência de Gestão Pública (SGP).

Gestão moderna – O Plano Diretor de Gestão promoverá a desburocratização e modernização administrativa de toda a máquina pública estadual através do desenvolvimento e implementação de práticas avançadas de gestão nas diversas unidades administrativas do Estado. Baseado em critérios de excelência pública – como legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e eficiência – o PDG está vinculado ao Programa Nacional de Modernização de Gestão e Planejamento dos Estados e Distrito Federal (Pnage).