Os usuários da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais com dor no peito e risco de angina ou enfarto podem ser assistidos na recém-inaugurada Unidade de Dor Torácica do Hospital Dom Pedro de Alcântara, instituição mantida pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana.

Na nova unidade de emergência cardiológica, que funciona todos os dias da semana, em regime de 24 horas, e totalmente equipada, os beneficiários têm acesso a procedimentos de alta complexidade em cardiologia, a exemplos de serviços de hemodinâmica (cateterismo) e cirurgia cardiovascular.

“Em breve, a equipe médica do hospital começará a realizar as primeiras cirurgias cardiovasculares”, anuncia o médico Luís Cláudio Sampaio, presidente do Instituto de Cardiologia do Nordeste da Bahia (ICNB), instituição que administra a unidade de dor torácica.

Com a inclusão em sua rede referenciada desse pronto atendimento especializado em cardiologia, o Planserv passa a oferecer aos usuários da assistência mais uma opção de avaliação rápida e segura do quadro de dor torácica, reduzindo, sensivelmente, o risco de morte.

Diagnóstico correto

Segundo Marcos Silva Araújo, médico auditor e consultor em Cardiologia do Planserv, o atendimento nessa unidade cardiológica especializada é uma forma moderna de manejar pacientes com dor torácica na sala de emergência. “A unidade de dor torácica tem recursos tecnológicos e protocolos clínicos específicos que possibilitam ao profissional médico estabelecer com agilidade, precisão e segurança o diagnóstico correto para os pacientes com dor precordial aguda, evitando tanto a liberação prematura de pacientes quanto a internação desnecessária em unidade coronariana ou em outro setor de maior vigilância hospitalar”.

Araújo acrescenta que a dor torácica é uma situação que pode ter desdobramentos graves. “Por trás dessa dor pode haver um enfarto agudo do miocárdio ou uma angina instável, que são quadros clínicos complexos e requerem a adoção de procedimentos e condutas clínicas o mais rápido possível”.

A ampliação do atendimento cardiológico era uma das grandes reivindicações dos usuários do Planserv. As doenças cardíacas matam, anualmente, em torno de 17 milhões de pessoas no mundo. Na Bahia, 30% das mortes decorrem de doenças cardiovasculares. Desde o final do ano passado, os beneficiários do Planserv com sintomas de dor no peito e risco de angina ou enfarto, também passaram a ser assistidos na Unidade de Dor Torácica do Hospital da Bahia, em Salvador.

Na capital, eles também dispõem de atendimento emergencial especializado em cardiologia na Fundação Bahiana de Cardiologia (Itaigara), no Hospital Jaar de Andrade (Cajazeiras) e na Angio Med (Pituba).

Segundo o secretário da Administração do Estado, Manoel Vitório, o Planserv vai continuar implementando ações para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados e, por conseguinte, o nível de satisfação dos usuários do plano. “Após um período inicial de ajuste, o objetivo do governo agora não é só ampliar, mas, principalmente, elevar o nível do atendimento aos beneficiários”, afirma.