Ainda este mês, 20 mil beneficiários do Planserv vão receber, por e-mail, o demonstrativo de utilização, no qual constam todos os serviços médicos realizados pelos titulares, seus dependentes e agregados em clínicas, laboratórios e hospitais da rede referenciada. O extrato lista ainda os nomes dos prestadores, data e o valor de cada serviço, valores parciais por prestador e o total por período.

Essa é uma forma de estimular a participação dos beneficiários na prevenção de fraudes e no controle de despesas médicas, garantindo a manutenção do equilíbrio financeiro do plano, uma das grandes conquistas do Planserv, em 2007. O envio será feito para aqueles que cadastrarem seus e-mails no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

A iniciativa faz parte da proposta da Secretaria da Administração (Saeb) de estabelecer uma parceria efetiva com os beneficiários do Planserv, na missão de evitar desperdícios e usar racionalmente os recursos do plano. “Dessa forma, combatendo irregularidades ou frades, podemos otimizar os gastos com a assistência e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento prestado aos beneficiários, que somam hoje 438 mil em todo o estado”, afirma o secretário da Administração, Manoel Vitório.

A conferência do demonstrativo permite que o beneficiário saiba exatamente quais os serviços de saúde realizou, devendo informar sempre que houver alguma não conformidade no extrato. “De forma transparente, o beneficiário pode conferir os valores pagos pelos procedimentos, conhecendo o custo da assistência e a importância do uso consciente do plano”, destaca a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho.

Informativo eletrônico

Os servidores que cadastraram seu e-mail no Portal do Servidor também receberão o informativo eletrônico Eu Sou Planserv, com novidades sobre serviços oferecidos, depoimentos de beneficiários e dicas de saúde. A primeira edição está pronta e será enviada este mês.

“O informativo eletrônico faz parte da política defendida pelo secretário da Administração, Manoel Vitório, de ampliar a comunicação com o beneficiário do Planserv, já que ele é o principal foco do nosso trabalho”, afirma Sonia Carvalho.

Cartas-resposta

Antes, o extrato de utilização só podia ser visto no site do Planserv (www.planserv.ba.gov.br), onde o servidor cadastra uma senha, mas o número de pessoas que buscavam o serviço era muito pequeno. O Planserv adotou mecanismos para ampliar o acesso a essa informação porque o conhecimento das despesas médicas permite uma visão ampla da utilização da assistência e seu custo.

No segundo semestre do ano passado, o Planserv enviou o primeiro lote de demonstrativos de pagamento dos serviços de saúde realizados por seus beneficiários em clínicas, laboratórios e hospitais, em forma de correspondência, para o endereço residencial de um grupo de titulares do plano.

Inicialmente, foram encaminhadas para 400 titulares do plano cartas-resposta pré-pagas, por meio dos Correios, com os extratos de utilização. Algumas já retornaram e as irregularidades estão sendo apuradas, mas ainda é preciso uma participação maior dos beneficiários no acompanhamento e informação de qualquer não conformidade.

Muito importante também é a possibilidade de o titular poder reclamar quando constatar o registro de procedimentos que não realizou. Ele deve denunciar pelo 0800 56 6066, encaminhar reclamação à Ouvidoria (ouvidoria@planserv.ba.gov.br) ou procurar os postos do Planserv, nos SACs.