A catarata é a patologia oftalmológica mais a freqüente, uma conseqüência do envelhecimento da população. Atualmente, é a maior causa de cegueira tratável no mundo, sendo responsável por 50% das cegueiras evitáveis. No Brasil, diante da grande demanda, periodicamente, o SUS organiza mutirões para realizar cirurgias de catarata (facectomia). No Planserv, esse é um dos procedimentos mais freqüentes e os beneficiários contam com uma vasta rede de prestadores para a realizá-lo – de janeiro a setembro de 2007 o Planserv autorizou 2.856 facectomias.

Na seqüência do Projeto Valor Referencial (que já definiu tabelas para procedimentos nas áreas de cardiologia, ortopedia, gatroenterologia e neurocirurgia, por exemplo), o Planserv lança, hoje (7), às 15h, no Espaço Crescer (prédio da Secretaria do Trabalho, Esporte e Renda – Setre), o Pacote Facectomia.

O objetivo é estabelecer uma maior previsibilidade dos gastos com a assistência, mantendo o padrão de qualidade satisfatório. Com a adoção dos valores referenciais, o Planserv está buscando corrigir o modelo de remuneração, estimular a gestão do prestador, limitar o custo do procedimento e facilitar o processo de auditoria. Com isso, promove a recomposição de honorários médicos para os procedimentos, além de agregar, no item relativo a serviços hospitalares, os custos médios de diárias (UTI/enfermaria ou apartamento) e taxas decorrentes da utilização de centros cirúrgicos.

Como surge a catarata

Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino, não necessariamente que afete a visão O único tratamento curativo da doença é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por uma prótese denominada lente intra-ocular (LIO). No Planserv a porcentagem de beneficiários acima de 44 anos – faixa etária em que há maior probabilidade do surgimento da catarata – é de 41%, enquanto a média nacional nas operadoras de saúde suplementar é de 29,7%, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Inúmeros fatores de risco podem provocar o surgimento ou acelerar o aparecimento da catarata, incluindo medicamentos (corticóides), substâncias tóxicas (nicotina do tabagismo), doenças metabólicas (diabetes mellitus, hipertiroidismo, doenças renais), trauma, radiações, raios ultravioleta, raios-X), doença ocular (alta miopia), infecção durante a gravidez (toxoplasmose, rubéola) e fatores nutricionais (desnutrição).

Porém as causas ainda não estão bem definidas e estudos epidemiológicos revelam uma associação entre a catarata e o envelhecimento. Assim, estima-se que 10% da população norte-americana tem catarata e que esta prevalência aumenta em 50% no grupo etário de 65 a 74 anos, enquanto em pessoas acima de 75 anos a incidência aumenta para 75%.