Mais de 3.500 pessoas vão ter suas vidas transformadas para melhor com a implantação, a partir de hoje (10), do sistema de abastecimento de água em Buritirama, na região do Médio São Francisco, a 720 quilômetros de Salvador. O governo do Estado investiu R$ 12 milhões na construção de uma adutora de mais de 60 mil metros, dois reservatórios com capacidade total de 750 metros cúbicos de água, equipamentos de bombeio, que vão captar água do Rio Grande, maior afluente do São Francisco, e uma estação de tratamento.

A rede de distribuição tem 18.810 metros, por meio da qual foram efetuadas 700 ligações domiciliares no município. “Vai melhorar para todo mundo. Com água, tudo fica mais fácil”, disse a comerciante Eliete Gonçalves, ao constatar que a caixa d’água do banheiro havia sido completamente preenchida, algo impossível de ocorrer antes por causa da falta de pressão, já que ela abastecia a caixa com baldes. A estação de tratamento, inaugurada pelo governador Jaques Wagner, tem um filtro, casa de química, cloração, adensador de lodo e leito de secagem.

O governador ressaltou o respeito do atual governo pelo dinheiro público ao inaugurar uma obra iniciada na gestão anterior. “É o imposto que o povo paga que o governo administra. Ao assumir, paguei uma dívida de R$ 3 milhões com a empreiteira e investí mais recursos para a conclusão do projeto”, falou o governador, para centenas de moradores que comemoravam também a festa do padroeiro da cidade, São Gonçalo.

Buritirama foi emancipada do município de Barra há 22 anos, e, apesar de ser banhada pelo Rio Grande, tinha sérios problemas de abastecimento. Com as ações do Água para Todos, programa do governo do Estado que tem como uma das metas a redução das desigualdades sociais, a população aposta no desenvolvimento regional.