O anúncio da construção do Hospital Geral do Subúrbio Ferroviário foi feito, hoje (14), pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da saúde, Jorge Solla, durante evento realizado no Centro de Cultura de Plataforma, no subúrbio de Salvador. O hospital é uma antiga reivindicação dos habitantes do subúrbio ferroviário, um dos bairros mais populosos de Salvador, com aproximadamente 40 mil moradores, que necessitam de atenção especial, sobretudo nas áreas de infra-estrutura e saúde.

O hospital será construído numa área de 14.000m², com um investimento da ordem de R$46,6 milhões,  e vai oferecer serviços de urgência e emergência em clínica médica, cirurgia, traumato-ortopedia, tratamento de queimados (adulto e pediátrico). A população também terá acesso a serviços de farmácia, nutrição e dietética . A Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) é a responsável pela obra. A previsão é que o Hospital Geral do Subúrbio seja entregue até o primeiro semestre de 2010.

Na área de apoio e diagnose, serão feitos exames como raio-x, tomografia computadorizada, ultra-som, endoscopia digestiva, broncoscopia, entre outros. Serão 230 leitos divididos em clínicas médica e pediátrica, cirurgia geral adulto e pediátrica, tratamento de queimados, traumato-ortopedia adulto e pediátrica, UTIs adulto e pediátrica e semi-intensiva adulto e pediátrica.
Segundo o secretário Jorge Solla, essa é mais uma das ações do governo para melhorar o atendimento da saúde na Bahia.

Desde o início de 2007 já foram reformados 14 hospitais em todo o estado e outros, como o do subúrbio de Salvador, serão construídos para desafogar os hospitais públicos e ampliar o atendimento a população. “É um novo hospital, com a mesma capacidade e tecnologia utilizada no HGE, para atender a população de todo o subúrbio e até de municípios vizinhos, que sejam carentes de atendimento adequado”, garantiu.

O governador anunciou a inauguração, no próximo dia 26, de um novo posto de saúde, no bairro de São Bartolomeu, em Salvador, onde foram investidos em torno de R$6 milhões do governo do Estado em parceria com a prefeitura. Segundo ele, essas são algumas das ações realizadas pela Sesab para recuperar a saúde no estado. “O que eu acredito ser mais importante é esse tipo de ações, como a construção do hospital do subúrbio, que é um equipamento que a população necessitava tanto e nunca foi feito. Nós esperamos terminar até 2010, mas, se for possível, vamos acelerar a construção”, afirmou.