O Sistema de Transporte Metropolitano de Passageiros vai operar em regime de 24 horas durante o Carnaval para facilitar o deslocamento dos foliões das cidades da Região Metropolitana para Salvador. Por determinação da Agerba, as empresas do setor vão reforçar a oferta de horários, inclusive, durante a madrugada. Essas e outras medidas integram a “Operação Carnaval” da Agerba, que definiu também esquema especial de funcionamento para a rodoviária de Salvador e ferry-boat.

Pela rodoviária, devem deixar a capital, durante o Carnaval, cerca de 160 mil pessoas. O movimento de saída se intensificará a partir da próxima quinta-feira (31). A expectativa é de que, além dos 540 horários normais, sejam abertos outros 500 horários extras. O fluxo de passageiros esperado para este ano deve superar o do ano passado em cerca de 15%.

No sistema ferry-boat é esperado um movimento de 310 mil passageiros e 29 mil veículos (ida e volta), entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro. A concessionária TWB vai operar com seis ferries e dois catamarãs fazendo a travessia Salvador – Bom Despacho. As operações serão em regime de 24 horas – enquanto houver demanda de passageiros e veículos nos terminais, as embarcações estarão em tráfego.

As embarcações sairão dos terminais a cada 30 minutos. Por exigência da Agerba, a TWB reforçará os efetivos de segurança, manutenção, pessoal de apoio e limpeza das embarcações durante todos os dias da operação. Para esclarecimento de dúvidas e consulta de horários, os usuários podem ligar para o Disk Ferry pelo telefone 3254–1020.

“A Agerba vai intensificar a fiscalização na rodoviária, no sistema metropolitana e no ferry-boat. Estamos com plantão permanente de fiscais e diretores nos terminais, porque queremos que os usuários contem com um serviço eficiente e um bom atendimento. As concessionárias desses serviços foram orientadas e várias exigências foram feitas, para que a Operação Carnaval ocorra sem anormalidades”, informou o diretor-executivo da Agerba, Antônio Lomanto Netto.

Transportes metropolitano e intermunicipal

Os foliões das cidades da RMS – Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus e Camaçari – vão dispor de transporte durante 24 horas para Salvador durante os dias da folia. Em parceria com a Superintendência de Transportes Públicos (STP), a Agerba estará com fiscais nos terminais de embarque e desembarque, que ficarão na estação da Lapa, Vale do Canela e nas avenidas Garibaldi e da França.

Na rodoviária de Salvador, equipes da Agerba atuarão na fiscalização dos ônibus e no atendimento aos usuários. Até esta sexta-feira (25), 80 horários extras já tinham sido abertos pelas empresas. As cidades mais procuradas são Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Valença, localidades do Litoral Norte, Lençóis, Cachoeira, São Félix, Juazeiro e Senhor do Bonfim.

Um aviso importante: por decisão judicial, a viagem de passageiros em pé no sistema intermunicipal não será permitida. A empresa que não cumprir a determinação pagará multa de R$ 283 por passageiro. Para tirar dúvidas e obter mais informações, os telefones da Agerba na Rodoviária são 3450-4365 e 3450-4946.

A Agerba recomenda aos usuários do sistema de transporte intermunicipal que evitem o transporte clandestino. Os veículos clandestinos não oferecem segurança, pois não são vistoriados e, em caso de acidente, deixam os usuários sem qualquer cobertura de seguro. O número de acidentes nas estradas envolvendo o transporte irregular cresce em períodos de festas e feriados prolongados.

Para saber se um ônibus é do sistema regular e não clandestino, basta verificar se ele tem o selo e o número de ordem da Agerba, colocados sempre em locais visíveis da chaparia ou no interior, e o Certificado de Autorização de Tráfego (CAT). Além de não oferecer segurança, o passageiro que pega o ônibus clandestino nunca tem certeza de que vai chegar ao seu destino, já que em vários pontos das rodovias serão realizadas blitze com as polícias rodoviárias Federal e Estadual.