LOCAL: Município de Barreiras, na região Oeste, a 856 quilômetros de Salvador.
DATA: 10.01.08 (quinta-feira)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: Entrega do sistema integrado de abastecimento do programa Água para Todos e da reforma do complexo policial. Na oportunidade, haverá ainda o anúncio da construção do presídio do município e também do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. ÁGUA PARA TODOS

Entrega: O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), construiu o sistema integrado de abastecimento de água no distrito de Mucambo de Cima. Lá existiam três sistemas de abastecimento de água, que funcionavam de forma inadequada, comprometendo à saúde da população.

Sistemas: Operavam com água bruta, de forma precária e inadequada ao consumo humano. Em 2007, a Cerb instalou uma forma de tratamento denominada hidrogerox. Uma tecnologia simples e de fácil manuseio que consiste em gerar cloro a partir da utilização de sal de cozinha.

Captações: Foram substituídas com o objetivo de fornecer água para a comunidade de forma duradoura. Um poço tubular com vazão de 24,75 metros cúbicos por hora foi perfurado e uma nova adutora com extensão 2.274 metros foi construída. Também foi levantado um novo reservatório com capacidade de 20m³ e base de 9m para complementação da rede de distribuição, que possui uma extensão de 7.860 metros. Para atender às comunidades de Serra Talhada e Prata, a Cerb iniciou a construção de um novo reservatório de 20m³ em base de concreto e 9m de altura.

Beneficiados: 1.500 habitantes.

Investimento: Aproximadamente R$ 130 mil.

2. COMPLEXO POLICIAL

Melhorias: Foram realizadas nos módulos C1 e C2, tais como:

• Revisão das coberturas com fornecimento de parte dos materiais de ambos os módulos;
• Reforço das portas de ferro das celas (módulo C1);
• Fornecimento de gradil de proteção das esquadrias externas do novo depósito e no módulo C1;
• Revisão de todas as portas de madeira danificadas;
• Fornecimento de tela de aço acima do pergolado de concreto das celas (módulo C1)
• Substituição de todos os vasos sanitários turcos das celas (módulo C1);
• Reforço do piso das celas;
• Reforço da laje das celas;
• Revisão em toda rede hidro-sanitária das celas e área administrativa de ambos os módulos com o fornecimento de alguns componentes danificados;
• Revisão de toda instalação elétrica, incluindo o quadro geral com o fornecimento de componentes danificados;
• Impermeabilização de laje de cobertura (módulo C1);
• Substituição de azulejos danificados existentes nas circulações, copa e sanitários;
• Fornecimento de parte do piso de alta resistência no módulo C1.

Investimento: R$220 mil.

3. PRESÍDIO

Obra: Com 466 vagas, é destinada a detentos que estejam cumprindo pena em regime fechado.

Estrutura: Contará com módulos de atendimento, para visitantes, revistas e de saúde, além de triagem de detentos, oficinas, sala de aulas, administração, serviços, alojamentos, padaria, pátio para banho de sol, lavanderia e portaria principal, distribuídos em uma área de 9.676.35 metros.

Investimento: Cerca de R$ 18 milhões.

4. NUDH

Objetivo: Prestar atendimento e orientação jurídica para pessoas em situação de trabalho degradante ou escravo da região Oeste, além da facilitar o acesso à documentação civil básica e o desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos, incluindo a formação de lideranças. Por outro lado, o NUDH desenvolverá ações de prevenção, buscando evitar o aliciamento de outros trabalhadores.

Beneficiados: Pessoas que se encontram em situação de trabalho degradante ou em condição análoga à de escravo e demais trabalhadores no posto fixo de Barreiras. Além disso, o NUDH desenvolverá ação itinerante nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Angical e Riachão das Neves, todos na região Oeste da Bahia.

Metas: Atender 3.600 trabalhadores rurais e prevenir o aliciamento de aproximadamente 4 mil, facilitar o acesso à documentação civil básica de aproximadamente 500 trabalhadores e capacitar cerca de 200 lideranças.

Investimento: R$ 105.250,00.