Técnicos do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) iniciaram, ontem (28), a Operação Especial de Carnaval para fiscalizar preservativos, abadás e espumas artificiais. Os fiscais visitaram 13 estabelecimentos nos bairros do Comércio, Carlos Gomes, Barra, Campo Grande e locais próximos aos circuitos, notificando quatro deles, ao constatar irregularidades, a exemplo da comercialização indevida da espuma utilizada sobretudo por crianças no Carnaval.
A operação tem como objetivo verificar as condições e qualidade dos produtos em vários estabelecimentos de Salvador, impedindo que o folião adquira os que estão fora do padrão de qualidade do Inmetro. Segundo Rubem Dourado, coordenador de fiscalização, 17.642 unidades de produtos foram fiscalizadas. Além das espumas, outros produtos foram aferidos, como fantasias de carnaval e preservativos, porém, com índice de apreensão menor.
A operação continua hoje (29), no turno vespertino, em outros estabelecimentos localizados nas imediações do circuito do Carnaval.