Cerca de um milhão de pessoas – segundo estimativa da Polícia Militar – lotaram hoje (17), as principais ruas da Cidade Baixa, em Salvador, para reverenciar o Senhor do Bonfim – santo mais popular entre os baianos católicos e adeptos das religiões de matriz africana. O ritual foi aberto com uma celebração ecumênica em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e prosseguiu com um cortejo puxado por cerca de 500 baianas que desfilaram num trajeto de seis quilômetros até a Colina Sagrada, no Bonfim.

O governador Jaques Wagner esteve o tempo inteiro acompanhado pela primeira-dama, Fátima Mendonça e por integrantes da equipe de governo, além de outras autoridades como o prefeito João Henrique, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima e parlamentares. Durante a caminhada, Wagner destacou a fé dos baianos e lembrou das edições da Lavagem do Bonfim que participou desde o tempo em que trabalhava no Pólo Petroquímico. “Eu vim agradecer os avanços obtidos em 2007 e pedir que possamos ter um 2008 de paz, segurança e educação para todos os baianos”.

Além da presença de pessoas públicas, a Festa do Bonfim é caracterizada pela diversidade cultural e pela grande participação da população. Mais uma vez, a cor branca das roupas foi o principal destaque em todos os pontos da cidade-baixa.

A devoção ao Senhor do Bonfim pôde ser notada no rosto de cada pessoa presente, assim como a sensação de deslumbramento entre os turistas brasileiros e estrangeiros. A estudante alagoana Luana Galindo, 23, ficou impressionada com a fé dos baianos. Ela classificou a Lavagem do Bonfim como uma “celebração perfeita”. Elenilde dos Santos foi até a Igreja da Conceição para pedir saúde. Durante o momento de oração, a desempregada se emocionou, permitindo que as lágrimas viessem aos olhos.

O carteiro Roberto Leal, 46, levou toda a família e disse que nunca deixa de ir ao Bonfim. “Eu trouxe minha mulher, filhos e netos para conhecerem a tradição desta festa linda”. Mais animado estava o catador de latinhas Ivan Conceição. Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas no dia-a-dia, ele dançava ao ouvir o som das barracas, em plena Avenida Frederico Pontes.
Como acontece em todos os anos, muitos personagens acompanharam o cortejo das baianas.

Palhaços, cavaleiros, homens em cima de carroças de todos os tipos, integrantes do afoxé Filhos de Gandhy e artistas como Carlinhos Brown mais uma vez deram um colorido especial à lavagem do Bonfim.

Até a vendedora de fitinhas do Bonfim, Aline dos Santos se destacou em meio às milhares de pessoas presentes. Grávida de oito meses, a desempregada roubou a cena pelo uso de roupas ricas em cores e lantejoulas. Segundo ela, o ganho extra com a venda das fitas vai garantir a compra do enxoval da filha Beatriz.

A baiana Gildete de Jesus levou as quatro filhas caracterizadas para o cortejo. A caçula Dandara era a única estreante da família na festa popular. A garota de 15 anos disse que pretende participar dos festejos durante o resto da vida.