Com as previsões da meteorologia indicando tempo firme e ensolarado neste Carnaval (temperaturas entre 23 e 34 graus), a praia é uma boa opção de lazer tanto para os soteropolitanos quanto para os turistas. Mas, segundo o Centro de Recursos Ambientais (CRA), é preciso ficar atento às condições de balneabilidade das 23 praias de Salvador.

Para sinalizar os locais, o CRA divulga semanalmente um boletim mostrando as praias que devem ser freqüentadas pelos banhistas e as que não devem.

Neste final de semana, quatro estão impróprias para banho: Periperi (perto da estação ferroviária), Penha (em frente à Igreja de Nossa Senhora), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família) e Boca do Rio (em frente ao posto salva-vidas).

As consideradas ideais para banho são: Bogari, São Tomé de Paripe, Boa Viagem, Roma, Cantagalo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

Através do Disque Meio Ambiente (0800-711400), o Plantão de Emergência do CRA pode ser acionado 24 horas. Se o cidadão necessitar fazer alguma denúncia sobre degradação ao meio ambiente, este é o canal para que os técnicos da Coordenação de Fiscalização Ambiental e Atendimento Emergencial (Cofisa) entrem imediatamente em ação.

Também a Operação Carapeba, ação integrada que tem inibido a pesca com bomba, vai estar atenta às ocorrências que chegarem ao CRA. A operação é compartilhada pelo Ibama, CRA, Polícia Federal, Polícia Civil, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e Capitania dos Portos.