Com previsão de temperaturas entre 23 e 32 graus, as praias de Salvador podem ser uma boa opção de lazer para o fim de semana, mas é necessário ficar atento quanto às condições de balneabilidade.

Das 30 praias analisadas pelo Centro de Recursos Ambientais (CRA), quatro estão sendo consideradas impróprias para o banho. São elas: Periperi, atrás da estação férrea, Penha, em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha, Pedra Furada, atrás do Hospital Sagrada Família, e Boca do Rio, em frente ao posto salva-vidas.

Já as praias próprias para banho são: São Tomé de Paripe, Bogari, Boa Viagem, Roma, Cantagalo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

O CRA alerta que mesmo em períodos de sol é desaconselhável o banho de mar próximo a saídas de esgoto, desembocaduras de rios urbanos, córregos e canais de drenagem, pelo aumento considerável de concentração bacteriana nas águas.
O boletim de balneabilidade das praias de Salvador é realizado com base nos resultados de exames bacteriológicos feitos em amostras colhidas durante cinco semanas consecutivas.

A praia é considerada própria quando apresenta, numa média de 80% das amostras, menos de mil coliformes fecais por 100 mililitros de água. Esses critérios foram estabelecidos pela Portaria 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Outras informações podem ser obtidas via Disque Meio Ambiente, que atende gratuitamente pelo telefone 0800-71-1400.