Técnicos do Centro de Recursos Ambientais, agentes do Ibama, da Polícia Civil e Polícia Militar (Coppa) – órgãos que integram a Operação Carapeba – concluíram, nesta quarta-feira (30), a primeira fiscalização realizada, este ano, na região da Baía de Todos os Santos, para combater a pesca com utilização de explosivo (pesca a bomba). A equipe apreendeu 50 quilos de peixes, que foram doados ao hospital de Itaparica, além de um barco. Uma pessoa suspeita foi detida ao tentar fugir com a aproximação dos agentes.

Nos últimos três dias, os técnicos fiscalizaram diversos locais, na baía e seu entorno, como Barra do Paraguassú, Barra do Gil, Jaguaripe e Maragojipe. Na operação foi utilizado o helicóptero do CRA, o que possibilitou a cobertura de longas distâncias no perímetro demarcado.

O agente do Ibama, José Guilherme, considerou a operação um sucesso, apesar do resultado modesto. “Isto é sinal que as ações anteriores da operação têm atingido o objetivo, inibindo significativamente a pesca predatória na baía. Os infratores estão percebendo que as ações da Carapeba estão se intensificando cada vez mais”, enfatizou.

Segundo o diretor em exercício, do CRA, Pedro Moreira, “o êxito da operação reflete o empenho das equipes que atuaram em vários momentos até se chegar a esse resultado”. As operações continuam ao longo deste ano.