Um total de 1.391 propriedades de criação de caprinos e ovinos localizadas nos municípios de Irecê, Jussara, Central, São Gabriel, Capela, São Domingos, Pintadas, Valente e Feira de Santana já foi cadastrado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), nos últimos dois meses.

Pioneira no estado, a ação faz parte de uma das estratégias de defesa agropecuária dentro do programa Sertão Produtivo, que tem como objetivo cadastrar todas as propriedades de caprinos e ovinos do semi-árido baiano. A meta para este ano é atingir 20 mil das 150 mil propriedades estimadas.

Segundo o diretor-geral da Adab, Altair Santana, a partir de uma base cadastral, a agência terá conhecimento real das propriedades de criação de caprinos e ovinos, “o que possibilitará alcançar os resultados esperados”.

Serão realizadas também atividades de educação em saúde animal, além de levantamento e monitoramento da situação epidemiológica desses animais. Estão previstos ainda investimentos na capacitação do corpo técnico e no fortalecimento das unidades oficiais de atenção veterinária localizadas no semi-árido.

“O cadastramento está sendo feito de maneira minuciosa pelos técnicos da Adab, onde 100% das propriedades de cada município estão sendo visitadas para o levantamento de dados através de questionários, além de estar tomando todas as coordenadas para a criação de um mapa georreferenciado dos municípios”, disse Santana.

Unidades móveis

Durante o trabalho, duas unidades móveis montadas em microônibus prestarão atendimento comunitário, visitando os municípios. O que se quer, explicou o diretor-geral da Adab, é realizar um trabalho de educação sanitária para conscientização da comunidade da importância da defesa sanitária animal. Um médico veterinário será responsável pelos atendimentos em cada veículo, equipado com computador, impressora, projetor e televisão.

Os produtores interessados em antecipar o cadastramento podem comparecer a um dos escritórios da Adab mais próximos de sua propriedade, com carteira de identidade, CPF e documento da propriedade.