Uma boa notícia para quem está em Salvador e quer aproveitar a praia, no final de semana. O boletim meteorológico divulgado, ontem (11), pelo Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH), mostra que apesar de uma instabilidade atmosférica associada aos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o céu deverá permanecer ensolarado e parcialmente nublado, na capital, até domingo.

As chuvas que podem ocorrer serão fracas e em pontos isolados, e temperaturas máximas chegar a 33ºC, nas regiões do Recôncavo, norte, nordeste, oeste e São Francisco.

Esse cenário propício à praia, exige cuidados redobrados, segundo alerta o meteorologista Heráclio Alves, mesmo para quem não for à praia e estará na Região Metropolitana, no extremo leste das regiões do Recôncavo, nordeste e sul, onde o céu também deverá ficar parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas.

Isto porque os índices de radiação ultravioleta (IUV) estão na categoria extrema em todo o estado, conforme tabela da Organização Mundial de Saúde. “Os índices nas categorias 12 e 13 são um risco para a pele e para os olhos. Por isso, a OMS recomenda uso de protetor solar, bonés, óculos escuros e que se evite a exposição ao sol das 10 às 15h”, destaca o meteorologista.

Ele esclarece ainda que, além da camada de Ozônio, as nuvens também funcionam como um protetor natural da radiação solar, mas não bloqueiam totalmente a radiação ultravioleta. Mesmo quem caminha na rua estará exposto e deverá se proteger”, acrescentou o meteorologista.

Demais regiões

A previsão é a de que nas regiões sudoeste, São Francisco e oeste, o céu deverá se manter nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. Isso é resultado da influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (umidade vinda da Amazônia) que, associada a uma frente fria em atuação no sudoeste do país, deverá aumentar os índices de umidade do ar nessas regiões.

Na Chapada Diamantina e norte, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e chuvas fracas em áreas isoladas. Nas regiões da Chapada e sudoeste do estado, deverão ser registradas as menores temperaturas do finalm de semana, com mínimas de 20ºC.

Ele informa que ondas com até 2,4 metros de altura deverão ocorrer entre Porto Seguro e Salvador. “O mar vai estar bom para os surfistas, mas é preciso que os pais fiquem mais atentos, tomem cuidado especial com os filhos”, comentou.