"Fique esperto. Use Camisinha", é o tema da campanha que a Coordenação de DST/Aids, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, lançará na terça-feira (15), às 16h, na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus.
A Campanha Estadual de Prevenção das DST/Aids e Proteção à Saúde do Carnaval 2008 está alinhada com a campanha nacional do Ministério da Saúde, cujo tema é "Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids". A idéia é atingir especialmente, os jovens na faixa etária entre 13 e 24 anos.
O cantor e compositor Carlinhos Brown receberá o Troféu Artista Voluntário na Luta Contra a Aids, não só pelo talento e criatividade artística, mas por ser considerado um cidadão ético e socialmente responsável, comprometido com as causas sociais e humanitárias, entre elas, a prevenção da Aids.
O prêmio foi criado em 2006, quando homenageou a cantora Daniela Mercury. Na segunda edição, foram homenageados, durante Show Solidariedaids, ocorrido em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids de 2006, os cantores Margareth Menezes e Saulo Fernandes, protagonistas da campanha "Aids, você sabe? Não seja portador da dúvida. O teste é gratuito e sigiloso".
Entre os objetivos da campanha está a sensibilização dos jovens para a importância da prevenção da Aids e outras DST, além de despertar a população para os cuidados com o corpo e a proteção à saúde. Isto, visando reduzir os riscos e as vulnerabilidades.

A Doença

Na Bahia, desde o registro do primeiro caso de Aids, em 1984, foram notificados 8.330 casos. Nos últimos 10 anos, as taxas de incidência registradas apresentaram uma tendência crescente da epidemia, com oscilações, atingindo valores mais elevados em 1999 e 2003 (5.3/100.000 hab.), tornando-se decrescente desde então, o que pode ser atribuído ao atraso nas notificações e subnotificação de casos. Em 2006, essa taxa foi de 4,1/100.000 habitantes, com total de 573 casos novos, sendo 18, em menores de 13 anos, e 555, em adultos.