Na semana passada, Agnaldo de Souza Orrico, consultor do Ministério da Saúde (MS) e integrante do Programa Nacional de Controle da Dengue, esteve em Itabuna, onde se encontrou com autoridades e técnicos da área de saúde pública. Ele se reuniu com o secretário municipal de Saúde, Jesuíno Oliveira, e com o titular da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), João Marcos de Lima.

O consultor visitou também a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e acompanhou o trabalho de campo nos bairros Nova Ferradas, Mangabinha, Nova Itabuna, Lomanto e Centro Comercial, pontos considerados estratégicos no combate à dengue no município.

Orrico explicou que será produzido um relatório, a ser repassado à Diretoria de Vigilância do Estado (Divep) e à Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, e reencaminhado pela Divep às Dires, que orientam as secretarias municipais de Saúde.

O trabalho representa uma assessoria técnica de avaliação do Programa Municipal de Controle da Dengue e deve ser feito prioritariamente em 45 cidades com mais de 50 mil habitantes ou que estejam localizadas perto das áreas turísticas ou região de fronteira com outros estados.

Segundo o consultor, o trabalho, com a produção de relatório, vem sendo promovido desde 2002, a cada quatro meses, com a implantação do Programa Nacional de Controle da Dengue.

O diretor da 7ª Dires disse que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) tem aumentado os esforços no combate ao mosquito transmissor da dengue, “por meio de ações efetivas junto às secretarias municipais de Saúde”.