Com a finalidade de treinar pessoal para utilização de desfibrilador externo automático, a Secretaria da Saúde, em conjunto com o Samu Salvador e o Grupo de Estudos Hagamenon Magalhães (Recife-Pe), está promovendo o Curso de Capacitação de Suporte Básico de Vida.

Aprovado pelo Instituto do Coração (Incor) e da Associação Americana de Cardiologia, o curso foi iniciado no dia 21 e prossegue até esta sexta-feira (25), no subsolo do prédio da Prefeitura Municipal de Salvador, com os profissionais do Samu, Salvar, Central de Regulação, Salvamar, SET, Polícia Militar e Graer sendo treinados em duas turmas diárias (15 e 18 hs).

Segundo explica o médico Ricardo Gouveia, diretor da Central Estadual de Regulação, o objetivo é treinar pessoal para trabalhar com o desfibrilador automático externo. “Para esse curso, os treinandos não precisam ser profissionais de saúde”, explicou o regulador, acrescentando que o Samu-Salvador vai licitar a compra de 80 desses aparelhos para equipar suas ambulâncias.

O desfibrilador externo automático permite que qualquer pessoa, com treinamento adequado, desfibrile com rapidez e eficácia vítimas de ataque cardíaco. O aparelho é utilizado em parada cardiorrespiratória, identificando o ritmo cardíaco ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. Ele efetua a leitura através de pás adesivas colocadas no tórax do paciente.