“Fique legal no festival”. Este é o slogan do trabalho de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas e às doenças sexualmente transmissíveis/Aids que o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CapsAD) da Secretaria da Saúde, realizará durante a 10ª edição do Festival de Verão, no Parque de Exposições.

A intervenção utilizará a estratégia de redução de danos, que consiste em uma série de ações educativas e de saúde, com o objetivo diminuir os efeitos negativos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, como explica Andréa Leite, coordenadora do Caps.

A Sesab atua em conjunto com o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad/UFBa), com o apoio da Fundação Bahiana de Medicina e a parceria de profissionais do Coletivo Balance de Redução de Danos, formado por profissionais da área de Saúde e Ciências Sociais, bem como integrantes da cena eletrônica nacional, que atuam durante festas de música eletrônica.

Os técnicos da Sesab e do Balance estarão numa “tenda” instalada no local do evento, realizando oficinas de prevenção e atividades lúdicas e informativas. Haverá também distribuição de preservativos e de material informativo.

A coordenadora-geral da ação, Patrícia Flach, revela que psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, uma educadora física e redutores de danos estarão alertando para a importância da prevenção ao uso abusivo de drogas e às DST/Aids, entendendo que, no período de festas, as pessoas estão mais expostas a riscos, abusando do uso de drogas e, principalmente, do álcool, fazendo inclusive a combinação com a direção de veículos.