LOCAL: Hospital Ana Nery, Caixa D´Água
DATA: 9.01.08 (quarta-feira)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: Inauguração da unidade de hemodiálise e diálise peritonial do Hospital Ana Nery. Na oportunidade, acontece o anúncio da implantação dos serviços de referência de hepatologia, de transplante de medula óssea e da enfermaria de oncohemetologia do Hospital das Cínicas, fruto de convênios assinados entre o Governo do Estado e a Universidade Federal da Bahia.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

INAUGURAÇÃO: São, inicialmente, 12 pontos (máquinas) de hemodiálise, com mais oito dentro dos próximos 15 dias. A meta é que, em três meses, o setor conte com 35 pontos, atingindo a sua capacidade total. A unidade ocupará todo o segundo andar do bloco D do hospital, uma área de 1.035m².

AMPLIAÇÃO: A inauguração de mais uma unidade de hemodiálise na esfera estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) representa um incremento no atendimento aos pacientes renais crônicos do Ana Nery, visto que, o setor de nefrologia é tradicional no hospital.


RENOVAÇÃO: O novo serviço de nefrologia é composto de quatro salas de hemodiálise, uma sala de tratamento de água, duas salas de guarda de equipamentos, sala de chefia, administração, coordenação de enfermagem, serviço social, consultórios, sala de procedimentos, repouso de emergência, duas salas para pacientes em situações especiais (diálise peritonial intermitente e ambulatorial contínua), quatro salas de utilidades, copa e duas salas de espera.

OBRAS: O andar foi totalmente reformado, com troca de todas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, novo revestimento cerâmico nas paredes e piso, teto reformado e portas e ferragens trocadas. Ainda foram instalados novos sistemas de combate a incêndio, resfriamento de ar e tratamento de água e construída uma torre composta de dois elevadores para pacientes, interligando os andares dos blocos C, D, E, B e A.


EM ANDAMENTO: Com previsão de conclusão até junho deste ano, ainda estão sendo realizadas obras de reforma e adaptação no Bloco C, que está sendo adaptado para unidade funcional ambulatorial, com consultórios especializados, melhoria das internações, conforto médico completo e construção de torre de elevadores e escadas.


INVESTIMENTO: Cerca de R$ 1,854 milhão.