A vacinação contra febre amarela na Bahia e a Operação Carnaval foram os assuntos de destaque da 137ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES) realizada, hoje (24), no auditório da Secretaria da Saúde (Sesab) e na qual tomaram posse três novos conselheiros – Maria Rita Lopes Pontes, conselheira titular, como representante da Associação Comercial da Bahia, João Batista Aslan Ribeiro, da Secretaria da Administração do Estado, e Gleide Lúcia Ramos Góis de Oliveira, suplente da Prefeitura Municipal de Salvador.

Na reunião, presidida pelo secretário em exercício, Washington Couto, a diretora em exercício da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Isabel Xavier, afirmou que não se justifica a corrida da população aos postos para tomar a vacina contra a febre amarela. “As pessoas estão, em sua grande maioria, se vacinando desnecessariamente, uma vez que não vão viajar para as áreas de risco”, alertou, acrescentando que a população não deve se preocupar com a presença de turistas no Carnaval porque a doença não é contagiosa.

Ela explicou ainda que não há risco de febre amarela na Bahia e o Ministério da Saúde está priorizando as áreas de risco no país, como Goiás e Mato Grosso do Sul. Também foi esclarecido que as ações de controle químico, feitas por meio de inseticida Ultra Baixo Volume (UVB), conhecido popularmente como fumacê, estão rendo promovidas em algumas localidades pela ocorrência de casos de dengue clássico e não por febre amarela.

Operação Carnaval

Durante a reunião foram divulgadas informações sobre as estratégias da Sesab para dar segurança aos foliões no Carnaval. A rede está abastecida com medicamentos e haverá 144 plantões médicos extras nos hospitais e unidades de emergência preparadas. A Sesab está investindo mais de R$ 5 milhões nas ações para a festa. As vigilâncias Epidemiológica e Sanitária estarão de prontidão em posto montado nas dependências do Laboratório Central (Lacen). A Fundação Hemoba vai funcionar normalmente, pela primeira vez, em todos os dias do carnaval.

A exemplo do ano passado, o atendimento realizado pelas unidades hospitalares estará disponível na internet, no endereço eletrônico www.saude.ba.gov.br.